Incêndio de Castro Marim demonstrou utilidade do curso de Fogo Controlado da AMAL

AMAL comparou zonas onde foram realizadas aulas práticas com as que arderam no incêndio de Castro Marim

Em Abril, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve promoveu um curso sobre o uso de fogo controlado. Agora, e após o grande incêndio rural de Pernadeira, em Castro Marim, é possível ver o resultado prático da utilização desta «ferramenta essencial na defesa da floresta».

Segundo a AMAL, que promoveu o curso através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, as aulas práticas desta formação foram realizadas, em parte, em parcelas do Regime Florestal de Conceição de Tavira, zona afetada pelo grande incêndio de Agosto.

Uma visita recente a este local permitiu perceber, através da comparação de fotos tiradas durante o curso, «a diferença entre o comportamento e os efeitos do fogo controlado utilizado durante os meses mais frios quando comparado com os incêndios no verão, neste caso o grande incêndio rural de Pernadeira».

«Deste resultado pode concluir-se que a utilização desta técnica permite, efetivamente, proteger povoamentos florestais, potenciar a segurança dos operacionais em combate e salvaguarda de bens, pessoas e animais e mitigar os efeitos severos dos incêndios», considera a AMAL.

O curso «visou dar aos formandos a credenciação em Fogo Controlado, uma técnica que obriga a conhecimentos profundos do uso do fogo no ecossistema, que não se pode aplicar indiscriminadamente e que só está autorizada a quem for reconhecida essa competência».

 

 



Comentários

pub