Hugo Pereira promete «trabalho e seriedade» num mandato voltado «para as pessoas» de Lagos

Joaquina Matos é a nova presidente da Assembleia Municipal de Lagos

Hugo Pereira – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

«Muito trabalho, seriedade e uma preocupação grande com a cidade e, acima de tudo, com as pessoas, com a população de Lagos». Foi isto que Hugo Pereira prometeu, minutos após ter tomado posse como presidente da Câmara de Lagos, na sequência de uma vitória clara e expressiva do PS nas urnas, a 26 de Setembro.

Esta foi uma das estreias da noite, tendo em conta que Hugo Pereira, apesar de ter terminado o anterior mandato na cadeira presidencial, foi eleito presidente pela primeira vez nas Autárquicas de 2021.

Em 2017 a candidata socialista e vencedora das eleições foi Joaquina Matos, que também foi uma das protagonistas da noite, uma vez que é a nova presidente da Assembleia Municipal (AM) de Lagos.

Em contrapartida, Paulo Morgado, que era há muitos anos o presidente deste último órgão, eleito pelo PS, teve ontem o seu último ato enquanto membro da AM lacobrigense.

Num Centro Cultural de Lagos muito bem composto de público, tomaram posse sete elementos do executivo municipal e 24 dos 25 membros da Assembleia Municipal (um não marcou presença, por motivos pessoais).

Na Câmara Municipal, além de Hugo Pereira, tomaram posse como vereadores os socialistas Paulo Reis, Sara Coelho, Luís dos Reis e Sandra Oliveira, o social-democrata Pedro Moreira e Alexandre Nunes, da CDU.

Na Assembleia Municipal, que teve a sua primeira sessão do mandato meia hora após a tomada de posse, os membros presentes, entre os quais os quatro presidentes de Junta de Freguesia, elegeram por maioria a lista única à mesa deste órgão, composta por Joaquina Matos (presidente), Paula Couto (1ª secretária) e José Jácome (2º secretário), com 16 votos a favor e oito em branco.

 

Novo executivo municipal de Lagos – Foto: Hugo Rodrigues

 

No final, e já depois de ter salientado as dificuldades vividas na reta final do anterior mandato devido à pandemia, que coincidiu em grande parte com o tempo em que esteve à frente dos destinos da autarquia, Hugo Pereira revelou aos jornalistas os planos de futuro.

«O que propomos para este novo ciclo eleitoral são propostas que já vinham de trás, com as adaptações que tiveram de acontecer, devido à pandemia, com uma preocupação ainda maior com as questões sociais e da economia local», disse.

Ou seja, este é, como se esperaria, um projeto de continuidade, até porque já era Hugo Pereira que “mandava” na Câmara há dois anos.

«Temos muitas propostas ambiciosas. A que está à cabeça é, claramente, a construção de habitação a custos controlados. Isso vai estar na nossa primeira linha de atuação, como opção principal», assegurou o presidente da Câmara de Lagos.

«A Estratégia Local de Habitação que elaborámos obriga-nos a ter um plano a seis anos. É um contrarrelógio muito apertado. Assim, a nossa maior preocupação foi garantir que tínhamos todos os terrenos e projetos iniciados para os cerca de 400 fogos que constam da estratégia», explicou.

Nos primeiros quatro anos, os correspondentes a este mandato, o novo edil lacobrigense conta ter, «pelo menos, metade dos fogos construídos e grande parte das obras em condições para avançar nos dois anos seguintes».

«Neste momento temos em construção duas dezenas de fogos, em Bensafrim e no Sargaçal. Temos um projeto para mais 12 casas a custos controlados já na fase final para abrir concurso e adjudicado e a ser feito o projeto um grande aglomerado de 100 fogos, ambos na Freguesia de São Gonçalo, perto do centro de Lagos», enquadrou.

«Quando se comemorar um ano de mandato, contamos ter muita obra em fase de adjudicação e, mesmo, em fase de construção avançada», acrescentou.

Estas casas são pensadas para casais jovens, de classe média, «com rendimentos que tornam complicado comprar casa aos preços médios praticados aqui no Algarve, devido à concorrência com o turismo, mas que ganham demasiado para ter acesso a habitação social».

 

Nova Assembleia Municipal de Lagos – Foto: Hugo Rodrigues

 

Outra prioridade são «intervenções relacionadas com o ambiente e as alterações climáticas», nomeadamente ações «em toda a frente de mar e de costa», tendo em vista a sua preservação e «a defesa e a proteção das pessoas».

Hugo Pereira pretende ainda «continuar a apostar naquilo que é tão importante em Lagos, que é a nossa parte cultural e a nossa parte histórica».

«Temos um Museu para inaugurar no dia da cidade, Temos a obra de outro, o Museu de Arqueologia, para começar a todo o momento e o plano das muralhas, que são um monumento único que Lagos tem e nunca foi devidamente valorizado, algo que nós queremos agora fazer», resumiu.

A saúde será outra preocupação, estando prevista a assinatura de um acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública, para o desenvolvimento de um plano de saúde e bem-estar para o concelho.
O objetivo é criar um caderno de encargos «para exigir ao Governo uma aposta grande nos cuidados primários e nos cuidados hospitalares, uma vez que temos um hospital público muito velhinho, que exigimos há muito um novo ou melhorias no existente.

«Temos muita obra para fazer, mas o nosso foco continuarão a ser as pessoas», rematou Hugo Pereira.

 

Joaquina Matos – Foto: Hugo Rodrigues

 

Joaquina Matos, que há quatro anos tomou posse como presidente da Câmara, desta feita também tomou posse, mas como primeira eleita da Assembleia Municipal.

Momentos após ter sido escolhida pelos seus pares para presidir a este órgão deliberativo, uma conquista do 25 de Abril, já que «no “tempo da outra senhora” não existiam Assembleias Municipais», Joaquina Matos afirmou-se orgulhosa de voltar a esta «casa da política local, o coração da democracia».

«Sinto-me muito honrada e feliz com este novo desafio e com esta nova função, que desempenharei de forma construtiva, com uma postura de colaboração e diálogo, entre todos os representantes políticos. Fui eleita pela primeira vez para este órgão em 1993 e, na altura, também me senti honrada e feliz ao tomar posse», afirmou, num breve discurso.

Já Paulo Morgado, seu antecessor, deixou uma mensagem para os eleitos, na hora da despedida.

«É uma honra e um privilégio ser eleito para servir os cidadãos lacobrigenses. Lembrem-se sempre disso!», afirmou.

«A vossa missão é servir o próximo. E, como conheço bem a quase totalidade das pessoas que hoje tomarão posse, sei que todos darão o melhor de si», concluiu o presidente da Assembleia Municipal cessante.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub