Greve nos transportes com «adesão massiva» no Próximo (Faro), mas não no resto do Algarve

Trabalhadores exigem aumento do salário

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

A adesão à greve nos transportes rodoviários de passageiros foi «massiva» entre os motoristas do Próximo, o serviço de transportes urbanos de Faro, mas «pouco significativa» no resto da região, revelou ao Sul Informação Paulo Silva, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) no Algarve.

Segundo o sindicato, «Faro encontra-se praticamente sem transportes urbanos», uma vez que a adesão à greve, na concessionária dos transportes urbanos desta cidade, é «superior a 80%».

«A adesão foi massiva. Dos trabalhadores todos, só três é que saíram e andam na estrada», assegurou.

Ainda assim, no resto do Algarve, «a adesão foi pouco significativa e rondará os 20%», disse o dirigente sindical, que sublinha que, além do Próximo, estão em causa as carreiras da Eva Transportes, da Frota Azul e da Translagos, todas elas ligadas ao Grupo Barraqueiro.

Paulo Silva explica a baixa adesão com alegados «castigos» que as empresas terão aplicado a trabalhadores que aderiram à greve de dia 20, nomeadamente «trocas de serviços e a colocação em reserva de colegas que há muito tempo faziam sempre o mesmo horário», o que terá desmobilizado muito profissionais.

 

Greve na Próximo em Faro

 

O dirigente sindical algarvio explica que o que está em causa é o aumento do salário base dos motoristas para «um mínimo de 750 euros mensais», de modo a «que se mantenha a diferença que existe, atualmente, para o ordenado mínimo».

Neste momento, o salário base dos motoristas é de 700 euros, enquanto o salário mínimo é de 665 euros, estando prevista a subida deste último para 705 euros.

Ainda antes desta greve ter acabado, a STRUP já pensa na próxima que «será de dois dias e terá lugar ainda este mês».

«Penso que, no que toca ao Próximo, terá novamente grande adesão porque os trabalhadores querem mesmo este aumento», disse.

 

 

 

 

 



Comentários

pub