Gabinete de Psicologia da UAlg comemora 20 anos de promoção da saúde e bem-estar

Esta valência «tem sido fundamental para promover a saúde psicológica e o bem-estar global da população universitária»

10 mil consultas, mais de 6300 aconselhamentos com teste de álcool e 280 rastreios VIH. O Gabinete de Psicologia e Apoio Psicopedagógico (GPAP) dos Serviços de Saúde dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve (UAlg) está a comemorar 20 anos de existência e «tem sido fundamental para promover a saúde psicológica e o bem-estar global da população universitária».

Segundo Jorge Malveiro, coordenador dos Serviços de Saúde e supervisor deste Gabinete, «ao longo destes 20 anos o GPAP contribuiu positivamente para o bem-estar psicossocial dos estudantes e da comunidade académica no seu todo».

Exemplo disso são os números que, passadas duas décadas, já revelam alguma expressividade: no total o GPAP realizou cerca de 10 mil consultas (presenciais e on-line), mais de 6300 aconselhamentos com teste de álcool na prevenção de risco rodoviário, mais de 2350 sessões de aconselhamento com testes VIH/SIDA, por consequência da realização de mais de 280 rastreios VIH na UAlg, aos quais se somaram mais de 950 mil preservativos distribuídos na UAlg e respetiva informação preventiva VIH.

A UAlg destaca ainda «os 375 estudantes voluntários treinados para a intervenção interpares na prevenção de comportamentos de risco» e «os mais de 50 psicólogos juniores orientados em ambiente intensivo de supervisão clínica, seja no âmbito curricular (nacional e internacional), seja no profissional (Ordem dos Psicólogos Portugueses e Instituto do Emprego e Formação Profissional)».

A isto juntam-se «dezenas de formações em cidadania e desenvolvimento pessoal e as parcerias institucionais estabelecidas com entidades como a Associação Académica da UAlg, Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA/Administração Regional de Saúde, Rede dos Serviços de Apoio Psicológico do Ensino Superior, Gabinete de Avaliação e Intervenção Psicológica, Faculdades, entre outros».

O Gabinete tem, ainda, investigação produzida, publicada e premiada.

 

Jorge Malveiro

 

Atualmente o GPAP centra a sua atividade em quatro áreas de atuação. Disponibiliza desde 2001 um espaço de atendimento psicológico à comunidade académica, no qual se efetuam avaliações, intervenções e tratamentos individualizados.

Promove o apoio psicopedagógico com o objetivo de dotar os estudantes com técnicas e estratégias personalizáveis que, sob posterior monitorização ou de modo próprio, podem potenciar o sucesso académico e profissional, assim como promover o bem-estar global aos estudantes.

O GPAP também procede de modo preventivo no âmbito dos comportamentos de risco sexual (VIH/SIDA) e na Prevenção da Sinistralidade Rodoviária.

«Ao longo de mais de uma década, o GPAP tem sido também um local continuamente procurado para a supervisão de estágios de alunos finalistas do Mestrado em Psicologia, tanto para estudantes da UAlg como de outras Instituições de Ensino Superior, nacionais e internacionais», sintetiza Jorge Malveiro.

Durante a pandemia, este gabinete deu ainda «resposta atempada e eficaz ao enorme acréscimo de pedidos de apoio psicológico, cuja prevalência incidiu em perturbações da Ansiedade e do Humor, e também no agravamento de quadros clínicos já pré-existentes».

Por comparação com o biénio anterior, o número de consultas individuais quase triplicou, ultrapassando as 2500 desde o início da pandemia.

 



Comentários

pub