Fiscalização de autocaravanismo e campismo selvagem resulta em 46 autos de notícia

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina foi uma das áreas classificadas onde decorreu a ação de fiscalização promovida pelo ICNF

46 autos de notícia foram levantados, este fim de semana, durante a “Operação Vacances”, uma ação de fiscalização de âmbito nacional dirigida à prática de autocaravanismo e campismo selvagem, que decorreu em áreas classificadas de 25 concelhos de todo o país.

Promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a operação envolveu 50 Vigilantes da Natureza e 22 viaturas, tendo resultado no levantamento de 46 autos de notícia, 40 por prática de autocaravanismo em local indevido e seis por campismo selvagem, num total de 89 ações de fiscalização.

A operação decorreu nas áreas classificadas, designadamente nos Parques Naturais do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Litoral Norte, Tejo Internacional, Serra da Estrela, Sintra-Cascais, Arrábida, Serra de Aire e Candeeiros , incluindo ainda as Reservas Naturais das Lagoas de Santo André e da Sancha, Dunas de São Jacinto, Malcata, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e as Zonas Especiais de Conservação das Dunas de Mira e Ria de Aveiro, abrangendo na totalidade 25 concelhos.

« O objetivo principal da ação foi o de reduzir a prática de autocaravanismo e campismo fora dos locais designados para o efeito», explica o ICNF em nota de imprensa.

Em simultâneo visou «atenuar os impactos decorrentes sobre a paisagem, os habitats e espécies, para além de garantir que as normas de ordenamento do território são respeitadas nestes espaços classificados».

O ICNF procurou ainda «sensibilizar os caravanistas e campistas para a adoção de uma postura cívica e de respeito para com os valores ambientais e paisagísticos».

 
 



Comentários

pub