Feira de Todos os Santos regressa a Silves

Feira não se realizou no ano passado, devido às restrições causadas pela pandemia

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

A tradicional Feira de Todos os Santos volta a Silves, de 29 de outubro a 1 de novembro, no Sítio do Encalhe (parque de estacionamento localizado a norte do Castelo), anunciou a Câmara Municipal de Silves.

A Feira de Silves – que já foi considerada a maior feira do Algarve – é visitada por pessoas provenientes de todos os pontos do concelho e de outros concelhos algarvios, que não dispensam uma visita a este certame secular, onde são comercializados inúmeros artigos e produtos, desde vestuário e calçado, passando pelos brinquedos, artesanato, marroquinaria e quinquilharia, peças e utensílios domésticos para todos os fins, madeiras, latões, cestaria, maquinaria diversa, sem esquecer as tradicionais bancas de farturas, castanhas e polvo, e, como é de esperar, as diversões.

A Câmara de Silves recorda que « a Feira de Todos os Santos é uma das mais antigas e tradicionais feiras do Algarve», tendo sido criada «em finais do século XV (novembro de 1491), quando o rei D. João II concedeu a Silves a sua “Carta de Feira”, passando esta a realizar-se a partir de 1492 (há, portanto, 529 anos)».

Ao longo do tempo, o certame já se realizou em diversos locais distintos, sendo uma tradição enraizada nas memórias de Silves e que permite o contacto com diversos produtos tradicionais e da terra.

A Feira de Todos os Santos não se realizou no ano passado, devido às restrições causadas pela pandemia.

 
 



Comentários

pub