Exploração de estacionamento da Praia da Rocha “dá” ambulância aos Bombeiros de Portimão

Veículo custou 60 mil euros

Os Bombeiros de Portimão compraram uma nova ambulância com as verbas resultantes da exploração de um parque estacionamento na Praia da Rocha, que foi cedida à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Portimão para angariação de fundos ao longo da época estival.

A AHBV portimonense faz um balanço «bastante positivo» da operação, cujas «receitas dos últimos anos permitiram viabilizar um dos principais objetivos da direção para o ano 2021», a aquisição de «uma nova ambulância de socorro no valor de sessenta mil euros, prosseguindo o programa de modernização da frota de meios na área da emergência pré-hospitalar proposto pelo comando».

«Este investimento, sustentado e consciente, sem criar dívida na instituição, só foi possível graças ao equilíbrio financeiro que nos últimos anos foi alcançado através de um gestão criteriosa dos orçamentos, os quais têm permitindo apostar na requalificação e ampliação dos meios técnicos, essenciais à intervenção do Corpo de Bombeiros, em paralelo com a ampliação e requalificação das instalações operacionais do Quartel e destacamentos, com especial enfoque na segurança coletiva e individual» dos elementos da corporação, enquadra a associação.

 

Com estas verbas complementares, «que resultam do apoio da comunidade e aditam aos apoios institucionais do Município de Portimão e da administração central, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e às receitas próprias da Associação, tem sido possível ir mais além na capacitação operacional do Corpo de Bombeiros, aumentando o nível de resposta em quantidade e qualidade, procurando as melhores soluções para fazer face aos riscos coletivos do concelho».

A área da emergência médica «assume cerca de 60% da atividade operacional e exige um empenhamento significativo de meios e recursos. Desde o início do ano 2021 foram registadas mais de 5.000 ocorrências no âmbito do pré-hospitalar, muitas vezes exigindo o empenhamento de 4 a 5 ambulâncias em simultâneo tripuladas por Bombeiros tecnicamente habilitados na área da emergência médica».

Atualmente os Bombeiros de Portimão «estão no top 10 dos corpos de bombeiros com maior atividade operacional no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica».

 



Comentários

pub