Estúdios (e não só) de Faro voltam a estar de portas abertas de 29 a 31 de Outubro

A Open Studios Faro é uma plataforma de visibilidade, criação e mediação de arte contemporânea com um enfoque particular nas artes visuais

Galerias de arte, monumentos históricos, ateliers e casas de artistas, associações e até hotéis vão acolher, de 29 a 31 de Outubro, exposições de pintura e fotografia, instalações artísticas, debates, concertos-surpresa e workshops para todas as idades, num circuito itinerante dedicado às artes plásticas, design e indústrias criativas, promovido pelos Open Studios Faro (OSF).

A inauguração da 3ª edição dos OSF vai decorrer na tarde do dia 29 de Outubro, às 18h30, no Celeiro de São Francisco, «monumento histórico da cidade de Faro, alvo de uma recente reabilitação, que agora abre portas ao público com dinamização cultural a cargo da Associação Faro 1540, parceira deste evento», diz a organização do evento.

É neste local que vai ficar patente a exposição “Ser”, fruto das Blidnfold Sessions, um repto lançado pela organização a dois artistas que não se conhecem e são convidados a criar uma obra em conjunto.

Para esta edição foram desafiados Sara Navarro, cujo percurso tem sido pautado pelo diálogo entre arte e arqueologia, e o ilustrador e impressor, Elias Gato.

 

Edição de 2020

 

À semelhança de anos anteriores, os OSF vão contar com dezenas de artistas que integram um roteiro de estúdios, «abrindo as portas dos seus ateliers ou simplesmente das suas casas, convidando os visitantes a conhecer e observar estes espaços ou até participar nas práticas criativas que aí acontecem».

A edição deste ano traz novidades, «com uma maior diversificação de áreas e abrindo alas a uma vertente mais tecnológica», através da inclusão de estúdios de design, animação e arquitetura, e também da ETIC_Algarve, instituição de formação nas áreas de multimédia e novas tecnologias, «que vai acolher algumas atividades lúdicas nas suas instalações».

Para além das visitas aos estúdios terá lugar, em paralelo, uma programação que inclui diversas atividades para todos os públicos, como experiências interativas de pintura para famílias, pelo estúdio Yucca, a criação de papagaios de papel, com o artista Tó Quintas, retratos à la minuta em pintura, ilustração digital ao vivo, um concertos-surpresa na Associação Recreativa e Cultural de Músicos e várias exposições na sala de conferências do Hotel 3HB Faro e na Galeria Gama Rama.

Ainda no dia 28 de Outubro, às 14h00, terá lugar a formação “Estratégias de Promoção para Artistas”, pela AntiFrame – Art Consulting, e o debate sobre “Arte e Sustentabilidade: Benefícios mútuos ou conito de interesse?”, com a participação de vários artistas, biólogos e ativistas ambientais.

Clique no mapa para ampliar

 

As visitas aos estúdios decorrem no dia 29 de Outubro, às 10h00, apenas para escolas do concelho e nos dias seguintes, 30 e 31, para o público em geral, das 10h-13h e das 14h00 às 18h00. Durante este horário, os interessados vão poder visitar espontaneamente os artistas nos seus locais de trabalhos.

Há também a possibilidade de integrar uma visita guiada conduzida por Mirian Tavares, docente da Universidade do Algarve, a ter lugar no dia 30 de Outubro, a partir das 10h00, mediante reserva prévia.

À exceção dos workshops e da formação, todas as atividades são de entrada livre, devendo as inscrições ser feitas para o e-mail [email protected].

 

 

A Open Studios Faro é uma plataforma de visibilidade, criação e mediação de arte contemporânea com um enfoque particular nas artes visuais.

Criada em 2019, por Daniela Garcia e Toma Svazaite, tem por objetivo principal «estimular a criatividade, o intercâmbio e a experimentação nas artes contemporâneas algarvias e a sua relação com os públicos através de projetos culturais e artísticos, inovadores no território e da confrontação com novas propostas criativas regionais, nacionais e internacionais».

 

Clique aqui para ver o programa completo dos Open Studios em 2021

 

 



Comentários

pub