“Espaço Entre Idosos” nasce em Tavira para combater isolamento social

Idosos podem usufruir de várias atividades, desde jogos ao visionamento de filmes

A Associação Cultural e Artística de Tavira (ACAT) inaugurou em Setembro o “Espaço Entre Idosos”, um serviço instalado na sede da coletividade que tem por objetivo «incentivar o convívio da comunidade sénior e a realização de atividades diferenciadas, tendo em vista o bem-estar dos idosos e combater o isolamento social».

Para atingir este desígnio, o projeto contempla atividades variadas, nomeadamente «dinamização de jogos, dinâmicas, estimulação cognitiva e sensorial, trabalhos manuais, visionamento de filmes, histórias e contos, mesas redondas temáticas, conversas informais e muita partilha de saberes e emoções», segundo a associação.

As atividades acontecem às terças e quintas, das 9h30 às 12h30

Segundo elenca a  ACAT, as metas específicas do projeto são «combater a exclusão social», «estimular a interação e promover a intergeracionalidade», «sensibilizar para a importância da transmissão de conhecimentos e valores dos idosos às crianças e jovens, valorizando o idoso na sociedade» e «promover a sua autonomia e valorização pessoal, contribuindo para o seu empowerment».

Ao mesmo tempo, pretende-se «promover as capacidades mentais e retardar o declínio cognitivo através da estimulação da memória, do raciocínio e da concentração» e «ocupar o tempo livre dos idosos de modo criativo, e, acima de tudo, fomentar o convívio senior em todas as atividades a desenvolver».

O “Espaço Entre Idosos” foi criado no âmbito do projeto “TAVIANIMA – Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, e conta com o apoio do Município de Tavira.

 

 



Comentários

pub