Escolas do concelho de Faro estão livres de amianto

Obras realizaram-se no âmbito de uma candidatura do Município ao programa CRESC Algarve2020

Todas as escolas do concelho de Faro já estão livres de amianto, anunciou esta quarta-feira, 20 de Outubro, a Câmara Municipal. 

As empreitadas na Escolas Básicas D. Afonso III, Neves Júnior, Joaquim Magalhães e do Montenegro já estão terminadas.

As obras, que se realizaram no âmbito de uma candidatura do Município ao programa CRESC Algarve2020 foi adjudicada à empresa José Quintino, Lda. por cerca de 682 mil euros.

As intervenções incluíram «a remoção de revestimento de coberturas constituídas por placas e acessórios de fibrocimento com amianto e outros materiais que se manifestaram disfuncionais em consequência da obra», explica a autarquia.

«Seguiu-se a colocação de novo revestimento de cobertura constituído por painéis em chapa de aço zincado e lacado em ambas as faces, separadas por poliuretano, bem como a impermeabilização de caleiras, algerozes, juntas de dilatação, funis de tubos de queda e outros caminhos de águas pluviais adjacentes aos planos de cobertura intervencionados com tela líquida reforçada com malha de fibra de vidro», acrescenta.

Em paralelo, o Município avançou também com outras intervenções em estabelecimentos de ensino, nomeadamente a pintura do pavilhão da Escola Pinheiro e Rosa, já concluída e adjudicada por 45 mil euros à empresa Construções Expresso, Lda., e a alteração e requalificação da cozinha e área envolvente da Escola Neves Júnior, adjudicada por 209 mil euros à empresa Bernardo Pinto Duarte & Marques, Lda.

Com este conjunto de intervenções, a que se seguirão outras, já projetadas, como a construção da nova Escola Básica Dom Afonso III, o Município de Faro diz que «pretende criar cada vez melhores condições de ensino e de segurança para a comunidade escolar do concelho».

 



Comentários

pub