Em Novembro, “A Terra Treme” para ensinar como agir durante um sismo

ANEPC volta a promover um exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico

No dia 5 de Novembro, às 11h05 em ponto, “A Terra Treme” mais uma vez durante um minuto, para lembrar a população, as comunidades escolares e as organizações como agir antes, durante e depois de um sismo.

Esta será a 9ª edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A data escolhida, 5 de Novembro, é o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

Esta iniciativa «visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes», segundo a ANEPC.

O exercício propriamente dito consiste na prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo: Baixar – Proteger – Aguardar.

«Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem o objetivo de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil», enquadra esta entidade.

«Para tal, consideramos importante envolver as organizações – públicas e privadas – neste desígnio coletivo, procurando unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a que sejam alcançados graus de resiliência, individual e coletiva, cada vez maiores», acrescentou a ANEPC, que convida «todas as Instituições a participar nesta iniciativa pública».

Esta participação pode consistir, por exemplo, na resposta dos trabalhadores/colaboradores da organização a um inquérito «que visa aferir o grau perceção do risco sísmico».

Qualquer pessoa ou entidade pode, igualmente, inscrever-se no exercício, no site do evento.

 



Comentários

pub