Encontro juntou doutorandos da Universidade do Algarve

Este 1º Encontro realizou-se sob forma de mesas redondas

O 1º Encontro dos Doutorandos da Universidade do Algarve (UAlg) realizou-se esta sexta-feira, 29 de Outubro, com o objetivo «de projetar o conhecimento além dos muros da academia».

A iniciativa, que se realizou presencialmente, no Convento do Espírito Santo, em Loulé, mas também online, teve como principais objetivos divulgar os trabalhos realizados pelos estudantes da UAlg no âmbito dos seus doutoramentos, promover a interação com instituições e empresas locais e nacionais e fomentar o estabelecimento de parcerias e colaborações em áreas de mútuo interesse.

Na sessão de abertura, Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, realçou a importância desta autarquia apostar na colaboração externa e na ligação aos centros de produção de conhecimento.

O autarca referiu-se ainda às várias linhas de colaboração entre a UAlg e a Câmara Municipal de Loulé, que, na sua opinião, «têm corrido muito bem».

Para o futuro, «mantém-se o sonho de continuar a criar encontros de ciência, tecnologia e inovação na cidade de Loulé».

Também a vice-reitora para a Investigação e Internacionalização Alexandra Teodósio sublinhou a importância desta abertura à sociedade, afirmando a intenção de replicar a iniciativa a todos os municípios do Algarve.

 

 

Para a vice-reitora, «os doutorandos são não só o motor da investigação de qualquer instituição de ensino superior, ou seja, a excelência interna, mas também devem ser o reforço da comunicação com o exterior, ajudando a responder aos problemas reais dos cidadãos».

Leonor Cancela, diretora do Colégio Doutoral da UAlg, criado em 2020, destacou a importância de divulgar o conhecimento, não tanto numa perspetiva «pura e dura», mas como forma de comunicação com empresas e instituições, contribuindo quer para o desenvolvimento da UAlg, quer da região e do meio empresarial.

Reconhecendo que o início nem sempre é fácil, Leonor Cancela espera que este 1º Encontro seja o início de muitos outros, tal como definido pelo Colégio Doutoral, que se propõe organizar um evento anual, com comunicações para um público não científico, em regime de rotatividade e parceria com os Municípios do Algarve, instituições e empresas.

Este 1º Encontro realizou-se sob forma de mesas redondas nas quais os doutorandos finalistas apresentaram os seus projetos, numa linguagem acessível a toda a plateia, composta por empresas e outras entidades externas à UAlg.

As mesas redondas focaram-se em áreas diversas, incluindo Arqueologia, Economia, Gestão, Turismo, Psicologia, Ciências Biológicas (senso lato), Ciências do Mar, Ambiente, Biotecnologia, Biomedicina, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrónica e Comunicações, promovendo-se a interação entre todos os intervenientes.

Os doutorandos não finalistas puderam, igualmente, participar, apresentando os seus trabalhos sob forma de posters.

Este Colégio Doutoral tem como principal missão contribuir para a excelência e para o reconhecimento regional, nacional e internacional da formação doutoral oferecida pela UAlg, com vista a dar resposta integradora aos diferentes programas de doutoramento da Academia, de forma a garantir a sua qualidade, promoção da interdisciplinaridade e internacionalização.

 

 



Comentários

pub