DiVaM continua a animar monumentos do Algarve em Outubro

8.ª edição do DiVaM tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”

Ruínas Romanas de Milreu – Foto: Rúben Bento | Sul Informação (Arquivo)

A programação do DiVaM (Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve) vai continuar, de 8 a 10 de Outubro, na Fortaleza de Sagres e nas Ruínas Romanas de Milreu. O encerramento da exposição “Oficinas no Cabo do Mundo” ou a conferência dos Amatores In Situ são algumas das propostas do programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

 A exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que está patente ao público desde dia 10 de Agosto, na Fortaleza de Sagres, vai encerrar esta sexta-feira, 8 de Outubro, às 15h30.

A exposição transitará em seguida para o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, onde ficará até ao final do ano de 2021. O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, é promovido pela Associação In–Loco.

“Oficinas no Cabo do Mundo” é um projeto que envolve jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte, por si convidados, a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

O evento vai terminar com um convívio/degustação, de influências mediterrânicas, aberto a todos os parceiros do projeto. Para mais informações poderá enviar e-mail para [email protected]

Ainda no dia 8 de Outubro, às 17h30, as Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, acolhem mais uma palestra do ciclo Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama – 6ª edição, com o tema  «Música e ocasiões musicais na cultura romana».

A iniciativa contará com Fuensanta Garrido Domené (Universidad de Córdoba), numa organização da Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania

Serão revisitadas as ocasiões em que os antigos romanos recorriam a formas distintas de fazer música, desde a voz humana, aos mais complexos e sofisticados instrumentos musicais da época.

Para mais informações e reservas poderá enviar e-mail para [email protected]

O projeto PA´mim, PA´ti… Património, que se encontra a decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, promove a Oficina de recriação da Villa romana de Milreu através de desenho, no dia 9 de Outubro, às 10h30, com Fátima Cardoso, Paulo Viegas, Humberto Veríssimo e Patrícia Dores.

Para obter mais informações deste projeto da Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo, ou fazer a sua reserva, poderá fazê-lo para o e-mail [email protected].

Já no domingo, dia 10 de Outubro, às 17h00, a AGA- Associação de Guitarra do Algarve apresenta, na Fortaleza de Sagres, o projeto Sons Intemporais.

Esta iniciativa apresenta o Duo Guirimbadu, com repertório de improvisações melódicas de inspiração étnica, numa identificação intimista de matriz africana e europeia, com Eudoro Grade na guitarra clássica, e Vasco Ramalho na marimba.

Para obter mais informações ou reservar o seu lugar poderá enviar um e-mail para [email protected] ou para [email protected].

Este ano, naquela que é a sua 8.ª edição, o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”.

 



Comentários

pub