“Deve haver mais qualquer coisa” no Cineteatro Louletano

Peça de teatro estreia-se no dia 7 de Novembro, às 17h00, pela associação Folha de Medronho

“Deve haver mais qualquer coisa” é a nova criação teatral da associação Folha de Medronho que será apresentada no dia 7 de Novembro, às 17h00, no Cineteatro Louletano, em estreia absoluta.

Baseada no livro “Manifesto Corvo” de Max Aub, a peça de teatro tem adaptação e dramaturgia de Helena Malaquias e encenação e espaço cénico a cargo de João de Mello Alvim.

A encenação conta com as interpretações de Alexandra Diogo e Mariana Vasconcelos.

«O processo formal a que Max Aub recorre é, à partida, o de uma fantasia fabulosa, mas desde logo com laivos medonhamente paródicos», começa por dizer a Folha de Medronho.

A distanciação criada através da personagem de um corvo e do seu frio registo científico «parece querer indicar a impossibilidade de uma narrativa ficcional humana sobre um tal empreendimento, introduzindo uma outra visão dos campos de concentração: a de um jardim zoológico humano».

Este texto congrega e condensa «características híbridas e paradoxais, incorporando literatura fantástica, realismo desapiedado, humor negro e inventividade literária».

«Radiografia de um campo de concentração e das estranhas formas de vida que nele surgem», a radicalidade reflexiva deste escrito «transporta-o para um plano narrativo que tende a abarcar a humanidade como um todo – ou, pelo menos, a humanidade estatizada».

«Porque a lógica corvina, livre dos antolhos humanos, e só aparentemente absurda, leva a uma dissecação geral: se as mais avançadas relações humanas podem admitir a repetitiva indignidade de um campo de concentração é porque este já faz parte dessas relações, que assim se tornam impensáveis, impondo a esta história um desfecho inconclusivo», conclui a associação.

“Deve Haver Mais Qualquer Coisa” é uma coprodução da associação Folha de Medronho e do Cineteatro Louletano, apoiada pela Câmara de Loulé e o GEPAC.

 

Interpretação de Alexandra Diogo e Mariana Vasconcelos



Comentários

pub