“Conversa com Futuro” abordou Agricultura e Biodiversidade em nova sessão online

Conversa teve lugar no dia 13 de Outubro

Uma nova “Conversa com Futuro” em modo online, dedicada ao tema Agricultura e Biodiversidade, teve lugar no passado dia 13 de Outubro, numa organização do Europe Direct Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e Associação In Loco.

No painel desta conversa marcaram presença a eurodeputada Isabel Carvalhais, Rita Leote, da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, Artur Gregório, da Associação In Loco, Pedro Monteiro, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG), Maria Lurdes Carvalho, da CCDR Algarve, Ângela Rosa, agricultora biológica, José Vitorino, da AlgFuturo e Bruno Lisboa, um jovem embaixador para o Pacto Europeu para o Clima.

Para o debate contribuíram também outros projetos com forte expressão regional como o ODSlocal, a plataforma TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo ou o Glocal >Faro.

Com moderação de Artur Gregório, da Associação In Loco, a conversa foi pautada por questões como «serão agricultura e biodiversidade incompatíveis?» ou «será possível uma terceira via?», explica a organização da iniciativa.

As ideias recolhidas neste ciclo de conversas «alimentam a Plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa, até à Primavera de 2022», revela a associação In Loco.

«O futuro já não é algo para as gerações seguintes determinarem. Nesta década serão tomadas as decisões que irão definir o resto do século», realçou Artur Gregório, da Associação In Loco.

Já Maria de Lurdes Carvalho recordou que «o desenvolvimento regional só se faz com sustentabilidade e que o projeto Dieta Mediterrânea é um excelente exemplo na região algarvia no que toca à relação entre agricultura e biodiversidade».

«Queremos tornar o Algarve mais sustentável no cumprimento da Agenda 2030», salientou a eurodeputada Isabel Carvalhais, reconhecendo que as metas da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 poderiam ser mais ambiciosas, mas que «a mudança de comportamentos é tarefa de todos», diz a .

Esta conversa faz parte do programa regional da SEIVA e assinala também a Semana Europeia das Regiões e Cidades, o maior evento anual dedicado à política de coesão.

 



Comentários

pub