Contra os populismos, Monchique, Aljezur, Odemira e Santiago do Cacém dizem “Não”

Espetáculo passará pelo Algarve e Alentejo

O que é ser normal? O que são pessoas de bem? O que é a liberdade? O que é o mal? As perguntas podem parecer básicas, mas as respostas estão longe de ser fáceis. Preocupado com «o momento que estamos a viver», de crescimento dos populismos, Giacomo Scalisi pensou num espetáculo que nos pusesse a pensar. E assim nasceu o “Não”, que tem estreia este sábado, 23 de Outubro, em Aljezur, mas também passará por Monchique, Odemira e Santiago do Cacém. 

A ideia já «há muito» existia na cabeça do programador cultural dos projetos “Lavrar o Mar” e “Lavrar o Mira e a Lagoa”, mas só agora viu a luz do dia.

“Não”, explica Giacomo, é um «espetáculo para famílias, crianças e escolas que fala sobre um conceito essencial: a liberdade».

«Temos forças políticas populistas a crescer, colocando em causa conceitos básicos como a imigração. Este é um espetáculo que acho importante, devido ao momento que estamos a viver», acrescenta.

São as atrizes Ana Root, Rita Rodrigues e Sofia Moura que vão interpretar os textos, da autoria do escritor Afonso Cruz, neste espetáculo.

Haverá música – com canto polifónico – e também teatro.

 

Giacomo Scalisi

 

Ana, Rita e Sofia vão contar histórias, fazer perguntas e levantar questões, falando «numa linguagem acessível e simples».

«Estes são temas difíceis até para os pais e os professores falarem. Por isso, parece-me importante que as crianças possam começar a pensar a partir deste espetáculo», diz Giacomo Scalisi.

“Não” tem estreia marcada para este sábado, 23 de Outubro, às 19h00, no Espaço +, em Aljezur. No dia seguinte, domingo, há mais uma sessão, mas às 18h00, no mesmo local.

De Aljezur, o espetáculo parte para Santiago do Cacém, onde terá uma exibição, a 1 de Novembro, feriado, às 16h00, no Auditório Municipal António Chainho.

Já a Casa do Povo de Alferce (Monchique) receberá “Não” nos dias 6 e 7 de Novembro, às 19h00 e 18h00, respetivamente.

O espetáculo terá ainda várias sessões para escolas em Odemira.

Quem quiser comprar bilhetes, que custam 3 euros, pode fazê-lo aqui. 

 

 



Comentários

pub