Chef Rui Silvestre é o novo “Embaixador Gastronómico do Baixo Guadiana”

Anúncio surge depois do lançamento da ação «À mesa do Baixo Guadiana, a serra, o rio e o mar»

O chef Rui Silvestre do restaurante “Vistas”, que conta com uma Estrela Michelin, é o novo “Embaixador Gastronómico do Baixo Guadiana” algarvio, depois da ação «À mesa do Baixo Guadiana, a serra, o rio e o mar», lançada no passado dia 12 de Outubro.

No âmbito do projeto INTERPYME, a Odiana tem em curso uma ação de curadoria gastronómica que pretende «a divulgação e promoção dos produtos do território, a par de um posicionamento da oferta e herança gastronómica do Baixo Guadiana», começa por dizer a associação.

Esta ação, apelidada de «À mesa do Baixo Guadiana, a serra, o rio e o mar», vai desenvolver demonstrações in situ e ações com os meios de comunicação e opinion makers, através do embaixador gastronómico do Baixo Guadiana: o chef Rui Silvestre.

Rui Silvestre nasceu em Valongo, mas vive no Algarve desde os 10 anos de idade. Em busca de inspiração para novos pratos e de novas técnicas culinárias, para descobrir outras culturas e sabores, «passou 7 anos em restaurantes franceses, suíços e húngaros, destacando-se a sua passagem pela França, no restaurante Le Castellet de Christophe Bacquié, com três estrelas Michelin».

Em 2015, o chef alcançou a sua primeira estrela Michelin, tornando-se o mais jovem chef Português de sempre (com 29 anos de idade) a ganhar este reconhecimento tão cobiçado, feito que repetiu em 2019 trazendo para o Restaurante Vistas e para o Sotavento algarvio a primeira estrela Michelin.

A escolha do embaixador teve como base «a versatilidade e excelência do profissional, sendo a estrela Michelin com maior proximidade geográfica ao cabaz de produtos do Baixo Guadiana (Restaurante Vistas)», explica a Odiana.

O serviço de curadoria gastronómica é assente no território, com enfoque na promoção das pequenas e médias empresas aderentes ao projeto, constando no cardápio produtos como o sal de Castro Marim, o queijo de cabra fresco, as amêndoas, os figos frescos e secos, o figo da índia, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos do Algarve e outros transformados.

 

 

No âmbito do projeto INTERPYME, a Odiana está também a disponibilizar, às pequenas e médias empresas aderentes do projeto, serviços de consultoria e portfólio fotográfico, consultoria financeira agregado à gestão de negócio e submissão de candidaturas a fundos europeus. Também é disponibilizado um serviço de consultoria de comunicação com serviços gráficos e de impressão. A meta é «potenciar, melhorar e promover a sua competitividade», realça a Odiana.

O INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

Este projeto, cujo objetivo é promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as pequenas e médias empresas do setor agroalimentar e turismo gastronómico tem duração prevista até Abril de 2022, e conta com o apoio dos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.



Comentários

pub