Castro Marim volta a homenagear Paco de Lucía no Revelim de Santo António

Durante dois dias, o município de Castro Marim promove o “Lucía – Festival de Guitarras”

Castro Marim vai uma vez mais prestar homenagem ao «mestre do flamenco» Paco de Lucía esta sexta-feira e sábado, 8 e 9 de Outubro, no Revelim de Santo António no âmbito do “Lucía – Festival de Guitarras”.

Paco de Lucía, figura incontornável da história mundial da música flamenca, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe (Lucia Gomes) nascer.

Durante dois dias, o município de Castro Marim promove o “Lucía – Festival de Guitarras”, cuja génese reporta ao Festival de Lucía. O evento utiliza a visão do artista Paco de Lucía, num cruzamento de culturas e géneros com a guitarra, promovendo a arte e o território.

No dia 8 de Outubro, às 21h00, atuarão os guitarristas André Ramos e Luís Fialho, seguido pelo grupo português Sangre Ibérico, que alia dinâmicas de ritmos entre o fado, o flamenco e ritmos latinos.

Já a 9 de Outubro, às 21h30, o cartaz transpõe a fronteira com o artista Niño Josele e Quarteto, guitarrista de ofício, que desenvolveu essa arte com os grandes mestres do flamenco, incluindo digressões com Paco de Lucía.

“Lucía – Festival de Guitarras” pretende ser «um festival de música que recorde e homenageie o génio da guitarra flamenca, conforme vem sucedendo desde 2016, sem perder a sua essência, dando a conhecer sonoridades e artistas cuja inspiração é Paco de Lucía», diz a autarquia de Castro Marim.

A entrada no recinto é livre, cumprindo-se as normas da Direção-Geral da Saúde adequadas ao espaço.

“Lucía – Festival de Guitarras” decorre no âmbito do Programa Interreg V-A Espanha – Portugal 2014-2020, com uma taxa de comparticipação do FEDER a 75%.

 



Comentários

pub