Campanha da Câmara de Portimão e Portipark apela ao respeito entre «condutores e peões»

Campanha quer «alertar os cidadãos para a adoção de comportamentos responsáveis»

A Câmara de Portimão e a Portipark, que gere o estacionamento no concelho, lançaram uma campanha de sensibilização focada na segurança rodoviária e «respeito entre condutores e peões como elementos primordiais para uma cidade segura». 

«A campanha, que apresenta um conjunto de mensagens e ilustra hábitos essenciais que devem fazer parte do nosso quotidiano, pretende alertar os cidadãos para a adoção de comportamentos responsáveis, que permitam uma mobilidade mais fácil e segura, incentivando a utilização do Vai e Vem e a utilização de modos suaves (peões e bicicletas) nas suas deslocações», dizem as entidades em comunicado.

No que diz respeito ao estacionamento, «foi implementada uma política que visa melhorar a acessibilidade e gerir o espaço urbano de uma forma mais eficiente».

As medidas «que têm vindo a ser colocadas em prática passam por assegurar as opções de ordenamento e acesso à mobilidade, contrariando um estacionamento sem rotatividade, que gera pressão nas zonas de maior congestionamento e reduz a acessibilidade para peões, ciclistas, utilizadores de transportes públicos e condutores de automóveis».

Os residentes têm ao seu dispor a possibilidade de usufruir de 60 minutos diários de estacionamento não pago, dentro do período integral das 24 horas diárias.

De resto, a política de estacionamento é uma das variáveis que integra o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), um documento estratégico e operacional, que se prevê concluído durante o primeiro trimestre de 2022.

 



Comentários

pub