Biblioteca Municipal de Portimão celebra 28 anos com dia “em cheio”

Pela Biblioteca Municipal de Portimão, já passaram nomes como Saramago, Lídia Jorge, Álvaro Cunhal, Pepetela ou Mia Couto

Uma feira do disco, mostra de máquinas de escrever antigos, o lançamento de um livro e leituras encenadas. A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, celebra, no próximo dia 6 de Novembro, 28 anos «ao serviço da comunidade».

Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 19h00, decorre no pátio exterior da BMMTG uma feira do disco, entre LP e singles, em paralelo com uma mostra de máquinas de escrever antigas.

Às 18h00 será lançado na sala polivalente a edição em banda desenhada “A Lenda de Adora”, com a presença do autor, o ilustrador portimonense Tiago da Silva, que falará sobre aventuras e fantasias num mundo onde a magia, os mitos e a lendas se combinam.

Nesta data especial, a Biblioteca aniversariante também acolherá duas leituras a cargo da Companhia Cepa Torta, que às 16h00 encenará a obra “Um pássaro e uma cabeça”, de Manuel António Pina, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, estando prevista para as 21h00 a leitura interpretada de “Bilingue”, da autoria de José Maria Vieira Mendes, com direção a cargo de Filipe Abreu e Miguel Maia e interpretação de João Cachola, Luís Moreira, Leonardo Garibaldi, Miguel Feraso Cabral e Patrícia Deus.

Além dos serviços habituais de consulta local de documentos, jornais, publicações de carácter periódico e internet, ou dos empréstimos domiciliários, a Biblioteca Municipal de Portimão possui um fundo documental, que incide sobretudo na região algarvia e nas suas gentes e assinala várias efemérides como o Natal, a Páscoa ou o Carnaval.

Com mais de 18.000 utilizadores inscritos, presta apoio às 16 bibliotecas escolares do concelho, tendo por missão promover e desenvolver serviços e atividades diversificadas que contribuam para o acesso livre da comunidade ao conhecimento, à cultura e à informação.

Nestas quase três décadas, passaram por este espaço cultural destacadas personalidades, de José Saramago a Lídia Jorge, sem esquecer Álvaro Cunhal, Ernâni Lopes, Pepetela, José Fanha, Fernando Rosas, Daniel Sampaio, Glória Marreiros, Gonçalo Ribeiro Telles, Isabel Alçada, Manuel Alegre, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e tantos outros.

 

 



Comentários

pub