Autarca e diretor-geral da DGRM visitaram dragagens no Porto de Tavira

Visita aos trabalhos de dragagem decorreu na manhã desta quarta-feira, 28 de Novembro

A barra de Tavira está a ser alvo de dragagens, no canal de entrada e na zona das quatro águas do porto tavirense, motivo que levou a presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, e o diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, a visitarem os trabalhos na manhã desta quarta-feira, 27 de Outubro. 

Os trabalhos resultantes da empreitada lançada pela DGRM, no valor de meio milhão de euros, «decorrem a bom ritmo, devendo prolongar-se pelo mês de Novembro, sendo dragados sedimentos de constituição predominantemente arenosa e sem contaminação (Classe 1)», diz a .

Os sedimentos retirados são depositados em local afastado na deriva litoral, conforme definido pelo Ambiente, de forma a contribuir o combate à erosão costeira.

A realizar estes trabalhos está afeta a draga “José Duarte”, pertencente à empresa portuguesa Dragus, que possui 70,25 metros de comprimento e 11,4 metros de boca. A draga foi construída em 2018 nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo.

Desta forma, «contribui-se para o aumento da segurança marítima, através da melhoria das condições de entrada e saída da barra e da navegação no canal de acesso ao porto», conclui a DGRM.

 



Comentários

pub