Alunos e professores de Portimão voltam a remover chorão-das-praias das dunas de Alvor

Ações vão decorrer entre os dias 12 e 15 de Outubro

Iniciativa em 2017 – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

O Agrupamento de Escolas da Bemposta, em Portimão, vai levar 190 alunos e professores a remover o chorão-das-praias das dunas de Alvor, entre os dias 12 e 15 de Outubro, no âmbito da SEIVA – Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental.

Esta ação, promovida pelo município de Portimão, decorrerá durante a manhã e dirige-se às nove turmas do 8º ano daquele agrupamento, que inclui as escolas EB 2,3 D. João II, de Alvor, EB José Sobral, da Mexilhoeira Grande, e EB da Bemposta, inserindo-se nas iniciativas da SEIVA coordenadas pela Agência Portuguesa do Ambiente.

«Desde 2017 que o Agrupamento de Escolas da Bemposta e a autarquia de Portimão têm desenvolvido, no ecossistema de Alvor, diversas ações de remoção do chorão-das-praias (Carpobrotus edulis), uma planta exótica originária da África do Sul, cuja impressionante capacidade de propagação e vigoroso crescimento impedem o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa», explica o município de Portimão.

Esta planta, introduzida em Portugal para fins ornamentais, e mais tarde cultivada para fixar taludes e dunas, ocupa vastas áreas, formando, nalguns locais, tapetes contínuos.

O chorão-das-praias é considerado uma espécie invasora, com a capacidade de ocupar o território de forma excessiva, em área ou em número de indivíduos, o que provoca uma modificação significativa nos ecossistemas.

 



Comentários

pub