Algarvios garantem seis títulos de campeão no Campeonato de Portugal de laser

No passado fim de semana

Seis campeões nacionais, quatro individuais e dois mistos, bem como vários pódios, fizeram dos clubes do Algarve os mais medalhados, na última edição do Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto 2021, que decorreram entre os dias 22 e 24, em Portimão.

Na classe ILCA 6 (laser radial), Leonor Dutra, do Ginásio Clube Naval de Faro (GCNF), sagrou-se este fim de semana tricampeã de Portugal de Juniores Femininos, enquanto Daniela Miranda, atleta da Associação Naval do Guadiana se tornou Campeã de Portugal Absoluto Feminino.

Em masculinos junior, também em laser radial, João Pontes, do GCNF, sagrou-se vice-campeão nacional, enquanto os seus colegas de equipa Guilherme Cavaco e Miguel Sancho garantiram, respetivamente, o 3º e o 5º lugar da mesma classe, em masculino.

Também na classe ILCA 4 (laser 4,7), houve uma algarvia a sagrar-se campeã nacional, neste caso, Mara António, do Clube Naval de Portimão (CNP).

Já Carlota Benedy, do Clube Internacional da Marina de Vilamoura, foi vice-campeã de Portugal Feminino

Na classe 420, Manuel Fortunato e Marta Fortunado, atletas do Clube de Vela de Lagos, garantiram o título de campeões de Portugal Misto Absoluto.

Em juniores, o título de Campeões de Portugal Misto também veio para o Algarve, neste caso para Beatriz Cintra e Filipe Lopes, atletas do Clube Náutico de Tavira.

Na classe ILCA 7, Eduardo Marques, atleta do Capable Planet Clube Náutico de Vilamoura, assegurou o título de vice-campeão de Portugal Absoluto.

Destaque, ainda, para a classe Hansa na qual João Pinto, do Clube Naval de Portimão, se sagrou campeão de Portugal e Guilherme Ribeiro, do Iate Clube da Marina de Portimão, foi vice-campeão.

«Os resultados agora obtidos são motivo de grande orgulho para vela Algarvia e são demonstrativos do trabalho sério que estes jovens atletas, os seus treinadores, os seus clubes e respetivos dirigentes, desenvolvem diariamente, sempre a pensar no melhor para a vela algarvia e nacional», resume a Associação Regional de Vela do Sul, numa nota de imprensa.

A mesma entidade congratula «todos os velejadores e clubes algarvios presentes nestes campeonatos, em especial os vencedores de cada classe e categoria, desejando os melhores sucessos desportivos, quer individuais, quer coletivos, para a época desportiva que agora se inicia».

 

 

Quem também reagiu aos resultados obtidos nestes campeonatos foi o Ginásio Clube Naval de Faro que, mais do que as conquistas individuais, destacou os resultados coletivos, uma vez que o clube teve «quatro velejadores no top 10 da frota mais competitiva de Portugal».

Além dos atletas já mencionados, o Ginásio destaca ainda Rocco Wright, que conseguiu o 8° lugar da classificação geral, Diogo Faustino, que ficou em 16°, e Artur Bruno, que garantiu o 21° lugar.

«Já na classe ILCA 4, o João Ferreira ficou em 22°, a Sienna Wright em 26° e a Raquel Guerreiro em 31°», acrescentou o GCNF.

O Ginásio Clube Naval de Faro «soma assim uma diversidade de títulos conquistados, desde os regionais até aos Campeonatos do Mundo, sem esquecer a entrada nos programas de Alta Competição, fazendo desta a sua melhor época desportiva».

«Somente com a forte aposta na componente técnica e logística no departamento de vela do Clube, com o acompanhamento psicológico prestado por Dijá Krahe ao longo de duas épocas, com o empenho e trabalho exímios do treinador Joaquim Coutinho, e com o apoio incondicional das famílias dos velejadores é que é possível criar e trabalhar campeões com este nível de competição», concluiu o clube.

 

 



Comentários

pub