Algarve é a região do país onde há menos crianças obesas e pré-obesas

Diz a ARS: «estes resultados refletem o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos através de uma abordagem holística do problema da obesidade infantil no Algarve»

O Algarve é a região do país que apresenta a mais baixa prevalência de excesso de peso (obesidade e pré-obesidade) infantil (21,8%) e a mais elevada taxa de aleitamento materno (92,1%), bem como a maior percentagem de Escolas com conteúdos de Educação Alimentar no currículo escolar (100%), de acordo com os dados mais recentes do estudo do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial da Saúde (European Childhood Obesity Surveillance Initiative), COSI Portugal.

Estes dados comparativos sobre a obesidade infantil em Portugal foram apresentados na Conferência do Centro Colaborativo da OMS em Nutrição e Obesidade Infantil que decorreu na terça-feira, dia 19 de outubro, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) em Lisboa.

O COSI Portugal é um sistema de vigilância nutricional infantil, integrado no estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative da Organização Mundial da Saúde para a Europa (COSI/OMS Europa), e tem como principal objetivo criar uma rede sistemática de recolha, análise, interpretação e divulgação de informação descritiva sobre as características do estado nutricional de crianças em idade escolar do 1º ciclo do Ensino Básico, dos 6 aos 8 anos.

Este sistema produz dados comparáveis entre países da Europa e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos.

A primeira fase de recolha de dados decorreu no ano letivo de 2007/2008, tendo participado 13 países. Atualmente o COSI/OMS Europa conta com 44 países inscritos.

 

O COSI Portugal 2019 mostra que no período entre 2008 e 2019, todas as regiões portuguesas mostraram um decréscimo na prevalência de excesso de peso (incluindo obesidade), sendo o Algarve a região a nível nacional que, desde 2008, tem mantido a maior tendência de contenção na evolução da obesidade infantil.

No Algarve, foram aleatoriamente selecionadas e avaliadas 518 crianças, de 16 escolas de áreas rurais e urbanas.

A avaliação antropométrica foi com medição do peso e da estatura. A partir dos dados de peso e estatura foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC).

Para a classificação do estado nutricional foram utilizados três critérios de diagnóstico: o critério da Internacional Obesity Task Force (IOFT), o critério do Center for Disease Control and Prevention (CDC) e o critério da OMS.

No relatório COSI Portugal 2019, são também disponibilizados dados importantes acerca das características do estilo de vida das crianças que participam no estudo.

Em relação ao Algarve, destaca-se o facto de esta ser a região com a mais elevada taxa de aleitamento materno, com 92,1%. Isso faz com que o Algarve seja a região do país onde se registou uma maior percentagem de crianças que foram amamentadas exclusivamente num período igual ou superior a 6 meses (25,7%) e também a que registou uma maior percentagem de crianças que foram amamentadas num período superior a 6 meses (47,9%).

Por outro lado, no que respeita a oferta de conteúdos ou projetos de Educação Alimentar no currículo das escolas, verificou-se que todos os estabelecimentos escolares disponibilizam estes programas.

 

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, «estes resultados refletem o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos através de uma abordagem holística do problema da obesidade infantil no Algarve, com a implementação de políticas e estratégias de saúde transversais, ao nível das instituições regionais e locais, baseadas numa metodologia de intervenção comunitária, intersectorial e pluridisciplinar, centralizada na família enquanto célula do tecido social».

Por isso, a ARS Algarve realça «a importância de continuar este trabalho conjunto da promoção dos estilos de vida saudável para manter ou reduzir a prevalência de obesidade infantil na região».

O COSI Portugal é coordenado cientificamente e conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e implementado a nível regional pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Centro e Norte e ainda com a Direção Regional de Saúde (DRS) dos Açores e da Madeira (IASaúde, IP-RAM), concretamente pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais.

O Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), presta apoio técnico e científico ao estudo COSI Portugal.

 

 

 
 



Comentários

pub