Alcoutim e CCDR Algarve vão a Huelva discutir com espanhóis nova ponte internacional

Reuniões decorrerão na manhã desta quarta-feira, 6 de Outubro

O presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário e José António Pacheco, e o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, irão a Huelva esta quarta-feira, 6 de Outubro, para algumas reuniões de trabalho sobre a nova ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

Na sequência da assinatura, no dia 8 de Setembro, dos contratos de financiamento entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, a CCDR do Algarve e o município de Alcoutim da Ponte Internacional entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, estes contactos com as autoridades espanholas «são mais um passo para a concretização deste projeto, definindo conjuntamente as bases do caderno de encargos no corredor definido para o mesmo», diz a CCDR Algarve.

Para isso, terá lugar, no dia 6 de Outubro, às 11h00, uma reunião com Maria Eugenia Limon Bayo, presidente da diputación de Huelva, às 11h30 com a Bella Verano Domínguez, delegada da Junta de Andaluzia, em Huelva, e também, às 12h30, uma reunião com Manuela Parrala Marcos, subdelegada do Governo de Espanha.

Financiado em Portugal pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com 9 milhões de euros, este investimento público será concretizado pelo município de Alcoutim, contando com a intermediação e colaboração técnica da CCDR Algarve, na ligação à Estrutura de Missão Recuperar Portugal e com as autoridades espanholas.

A ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana pretende reforçar a cooperação entre as regiões do Algarve e da Andaluzia e dar um novo impulso ao trabalho desenvolvido no âmbito da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EUROAAA), a qual ocupa 21% da superfície da Península Ibérica.

Este projeto «vai ajudar a desenvolver este território e a melhorar a qualidade de vida da sua população ao assegurar a ligação entre as redes rodoviárias portuguesa e espanhola e reduzir cerca de 70 quilómetros» na ligação entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, atualmente separadas por uma curta viagem de barco.

O primeiro marco deste projeto prevê a conclusão da primeira avaliação das medidas de natureza ambiental no terceiro trimestre de 2022.

«No primeiro trimestre de 2022, deverá ser lançado o concurso para o projeto de execução, o qual deve estar concluído até ao quarto trimestre de 2023, sendo que a empreitada tem de estar contratada até ao terceiro trimestre de 2024 prevendo-se o início da obra, o mais tardar, até final do primeiro trimestre de 2025», explica a CCDR Algarve.

A concretização deste projeto «proporcionará uma melhoria às ligações rodoviárias destes territórios, garantindo maior proximidade no território e nos custos de contexto para as empresas e residentes desta área do interior do Algarve e da Andaluzia».

Ao mesmo tempo, «impulsiona a dinâmica socioeconómica na zona de fronteira entre Portugal e Espanha, facilita a partilha de serviços e infraestruturas já existentes, concretizando também a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT) entre Portugal e Espanha», conclui.

 



Comentários

pub