43 fogos e investimento de 11 milhões: Lagoa candidatou-se ao “Programa 1º Direito”

«Este é mais um passo fundamental para garantir que todos os lagoenses possam ter uma habitação condigna», diz o presidente da Câmara

O Município de Lagoa candidatou-se ao “Programa ” 1º Direito”, do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). A proposta passa pela criação de 43 fogos, num investimento de 11 milhões de euros. 

O objetivo é avançar com a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Lagoa.

Com execução a decorrer entre 2021 e 2026, a ELH de Lagoa prevê, além da construção dos empreendimentos habitacionais de Lagoa e Porches num total de 43 fogos, «soluções de aquisição de prédios e frações devolutas e degradadas para reabilitar, nas Áreas de Reabilitação Urbana, e no arrendamento de frações para subarrendamento», diz a Câmara.

As frações que já são propriedade do Município «também serão objeto de intervenção para conservação, correção de anomalias estruturais e melhoria do conforto energético».

Já as famílias proprietárias de habitações que necessitem de realizar obras de reabilitação e que não tenham condições financeiras para a realização, «podem recorrer a este instrumento que terá uma comparticipação não reembolsável até ao montante máximo previsto no regulamento do programa».

«Este é mais um passo fundamental para garantir que todos os lagoenses possam ter uma habitação condigna. É uma oportunidade de financiamento única que Lagoa não pode desperdiçar» considera Luís Encarnação, presidente da Câmara.

 



Comentários

pub