1110 pessoas de 23 países foram a Sagres para Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza

Durante cinco dias, foram realizadas mais de 200 atividades dedicadas à natureza

1110 pessoas, provenientes de vários pontos do país, bem como da Holanda, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, República Checa, Espanha, Ucrânia, Irlanda, Áustria, Itália, França, Finlândia, Luxemburgo, Paquistão, Lituânia, Suécia, Brasil, Venezuela, Paraguai, Argentina, Estados Unidos da América e Nova Zelândia, participaram na 12ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza.

Esta edição do Festival contou também, na vertente online, com a realização de webinares pré-festival onde participaram 189 pessoas.

Por isso, salienta a Câmara Municipal de Vila do Bispo, «a adesão ao Festival deixa a organização muito satisfeita, neste que foi o regresso à normalidade, seguindo as diretrizes da Direção-Geral da Saúde».

Este ano foi possível observar, nos céus de Sagres, mais de 130 espécies de aves, incluindo duas raridades: a felosa-assobiadeira e o peito-carmim.

Entre as aves mais comuns observadas durante o Festival, mas que causam sempre furor entre os participantes, destaque para o britango, águia-pesqueira e gralha-de-bico-vermelho.

Foi ainda devolvido à natureza um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), recuperado no RIAS, um dos momentos mais emocionantes para alguns participantes.

Além das aves, também foram observados insetos, golfinhos e uma baleia-de-bryde, o primeiro avistamento e registo desta espécie nos mares de Sagres.

Durante cinco dias, foram realizadas mais de 200 atividades dedicadas à natureza, merecendo algumas destaque pela adesão dos participantes. É o caso da atividade “Mel de Sagres – 2000 anos de História”; os workshops de fotografia, com o patrocinador SONY a oferecer uma câmara fotográfica a um participante; a Tertúlia Aves & Vinho; as atividades com os mais novos em torno do livro “Os Aventureiros e os Piratas da Falésia”, de Isabel Ricardo, cuja história se desenrola no Festival.

A organização destaca também o regresso dos lojistas ao festival, com 16 lojas a marcarem presença, com os mais diversos produtos.

Para Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, «o sucesso ao longo dos anos e o reconhecimento deste festival no panorama nacional e internacional, como grande evento de observação de aves e de atividades de natureza, deve-se ao esforço e colaboração de todos pelo que agradece a todos os parceiros, voluntários, associações, empresas, patrocinadores e participantes que aderiram a esta iniciativa».

Atenta à importância deste evento, para a economia do concelho, a autarca considera ainda que «o futuro de Vila do Bispo é o que a natureza nos dá. Só temos de a aproveitar de forma sensata e sustentável».

É nestes moldes que se começa a pensar já na próxima edição, agendada para o primeiro fim de semana de Outubro de 2022.

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é o maior evento nacional dedicado à natureza, sendo organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

 



Comentários

pub