Voluntários apanham meia tonelada de lixo marinho em duas horas no estuário do Arade

Resíduos volumosos e aves e peixes mortos foram o principal problema encontrado

Em duas horas, entre as 10h00 e as 12h00 de sábado, 18 de Setembro, Dia Internacional da Limpeza Costeira, um grupo de 25 voluntários recolheu meia tonelada de resíduos no areal junto à Docapesca, no Porto de Pesca do Arade, Parchal (Lagoa).

Os voluntários desenterraram «grandes quantidades de plástico do areal», retiraram «cordas e redes piscatórias das rochas» e recolheram «garrafas e garrafões de plástico com líquido no seu interior, vidro, caixas de esferovite, cartão, pneus, vestuário e máscaras, entre outros».

Segundo a associação Teia d’Impulsos, que promoveu a iniciativa a par da Câmara Municipal de Lagoa, «um dos maiores problemas daquela zona revelou ser a quantidade de resíduos volumosos e de gaivotas e peixes mortos em plena extensão de areia».

No total, foram recolhidos 420 quilogramas de plástico, 60 quilos de vidro e 7 quilos de papel.

Entre os cerca de 25 voluntários, estavam colaboradores da Teia D’Impulsos, responsáveis do Município de Lagoa e da Oceano Azul, nomeadamente, o seu presidente Tiago Pitta e Cunha, além de famílias, grupos de amigos e turistas estrangeiros que se quiseram juntar à causa.

 

 



Comentários

pub