Vila do Bispo dá formação em suporte básico de vida a 24 pessoas

Vila do Bispo vai instalar desfibrilhadores automáticos externos na via pública

Vila do Bispo tem agora mais 24 pessoas habilitadas a intervir em casos de paragens cardiorrespiratória na via pública, na sequência de uma formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, que decorreu entre os dias 3 e 7 de Setembro.

Esta ação, que envolveu colaboradores da Câmara Municipal, da Santa Casa de Misericórdia, empresários e militares da GNR, foi realizada no âmbito de um projeto de  colocação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE), no município de Vila do Bispo.

Além desta formação, a primeira fase do projeto também contempla a instalação de «duas cabines na via pública, uma na freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, em frente ao Centro Cultural, e outra na freguesia de Sagres, na Avenida Comandante Matoso, que estarão equipadas com um DAE», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

 

 

Neste momento, há 74 pessoas habilitadas a utilizar estes equipamentos, em Vila do Bispo, «dos quais 50 são operacionais dos Bombeiros Voluntários».

«Os DAE são dispositivos eletrónicos portáteis que, em situações de paragem cardiorrespiratória, analisam o ritmo cardíaco e, nas situações indicadas, aplicam um choque elétrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima», enquadra a Câmara de Vila do Bispo.

O programa DAE Vila do Bispo conta com o apoio da Ocean Medical para assegurar o responsável médico do Programa DAE, o controlo de qualidade e a formação dos Operacionais DAE. O modelo formativo seguido foi o da American Heart Association.

 

 



Comentários

pub