“Ventania” termina 3ª edição do festival com marionetas, teatro e dança em Portimão

Festival termina depois de ter passado por Lagos e Lagoa

“Aurora”, pela Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora

Depois de Lagos e de Lagoa, o Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento termina a sua 3ª edição em Portimão, no dia 11 de Setembro, com uma programação para todas as idades.

O último dia de festival vai apresentar dois espetáculos em que «as questões ambientais e a economia desregulamentada estão em destaque, dois olhares sobre as fragilidades da água e da terra e a sua relação com a Humanidade», começa por dizer a autarquia de Portimão.

A programação começa na Black Box do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, às 11h00, com a oficina de criação de marionetas de Marotte utilizando materiais e formas que, a princípio, nos pareceriam improváveis, promovida pela Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora e destinada a crianças acompanhadas por um adulto.

A mesma companhia vai apresentar, às 16h00, no Auditório do Museu Municipal de Portimão, “Aurora”, «um espetáculo concebido através de um olhar sobre o habitar e cuidar a natureza e a sobrevalorização que damos aos espaços citadinos, muitas vezes esquecendo as nossas raízes», explica o município.

O projeto é criado plasticamente a partir da reutilização de objetos, seja nas marionetas, cenografia ou figurinos.

 

Océaniques Anonymes

 

O Ventania 2021 encerra a programação no grande auditório do TEMPO, às 19h00, com “Océaniques Anonymes” de Poème en Volume & Kale Companhia de Dança.

Com base no trabalho documental da fotógrafa Hélène David e do escritor Donatien Garnier, o coreógrafo Gaël Domenger transpõe para o palco «o quotidiano dos marinheiros do séc. XXI, questionando as suas representações. O embarque proposto não deixa de ter eco, eco político, com situações cada vez mais observadas em terra».

«Como os marinheiros de alto-mar são veículos da dependência global de matérias-primas, bens de consumo, indústrias extrativas e, em particular, da pesca. Ou como dois milhões de marinheiros, em sua maioria homens, estão entre as partes invisíveis da sociedade», salienta a autarquia de Portimão.

Os bilhetes estão a ser vendidos online, na bilheteira do TEMPO e do Museu de Portimão, para além dos locais habituais aderentes.

O Ventania é um festival promovido pelo TEL – Associação Teatro Experimental de Lagos, cofinanciado pela Direção Geral das Artes, pelos município de Lagos, de Lagoa e de Portimão, em parceria local com o ecossistema de artes performativas do Barlavento algarvio.

 

Programa (11 de Setembro):

11h00 / Black Box do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão
Oficina / Teatro de Marionetas de Mandrágora [PT]
Oficina de Criação de Marionetas de Marotte
Maiores de 6 anos / Gratuito
Reservas para o e-mail

16h00 / Auditório do Museu Municipal de Portimão
Aurora / Teatro de Marionetas de Mandrágora [PT]
Teatro de Marionetas
Maiores de 6 anos / 5 euros (adulto) e 3 euros (criança até 12 anos)

19h00 / Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão
Océaniques Anonymes / Poème en Volume & Kale Companhia de Dança [PT/FR]
Dança Contemporânea
Maiores de 6 anos /5 euros (adulto) e 3 euros (criança até 12 anos)

 



Comentários

pub