Vêm aí dias de chuva e trovoada no Algarve e Alentejo

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso

A chuva deve estar de regresso ao Algarve e ao Alentejo já nesta segunda-feira, 13 de Setembro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Faro e Beja sob aviso amarelo devido à precipitação e trovoada.

Segundo o IPMA, estão previstos «aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte».

A isto soma-se ainda a previsão de trovoada que deve ser «frequente e dispersa».

Ambos os avisos começam às 6h00 desta segunda-feira, dia 13, e duram até quarta-feira, dia 15, às 12h00.

Estes fenómeno, a que estará associada uma descida da temperatura, deve-se à «aproximação de uma depressão a Portugal Continental com expressão em altitude», com «massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água».

Nesta situação «de instabilidade existe incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação», mas o IPMA colocou 15 distritos sob aviso amarelo e três sob aviso laranja (Leiria, Lisboa e Setúbal).

É que, segundo este instituto, «são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária».

O Meteo Trás-os-Montes adianta que se espera precipitação «em regiões muito necessitadas de água, como o Algarve, o Alentejo ou a Beira Baixa».

 

 



Comentários

pub