Universidade do Algarve volta a ter taxa de colocação superior à média e esgota 35 cursos

Ciências Biomédicas Laboratoriais foi o curso com média mais alta

A Universidade do Algarve (UAlg) voltou a ter, pelo segundo ano consecutivo, uma taxa de colocação superior à média nacional. No total, 35 cursos encheram as vagas já na 1ª fase, tendo entrado, na academia algarvia, um total de 1585 estudantes, segundo os resultados divulgados este domingo, 26 de Setembro, pela Direção Geral do Ensino Superior.

A taxa de colocação da UAlg foi, este ano, de 90,6%, um número superior à média nacional (89,4%).

Esta é a segunda vez, desde 1990, que a taxa de colocação da UAlg ultrapassa os 90%: no ano passado foi 92,6%.

Face a 2020/21, o número de colocados a nível nacional desceu 3,0%, de 50.964 para 49.452, sendo a redução na UAlg quase nula (-0,4%), de 1592 para 1585.

O crescimento do número de candidatos em primeira opção é também superior ao verificado a nível nacional, com 14,5% na UAlg e 1,7% no país.

No acumulado dos últimos dois anos, o número de candidatos, em primeira opção a cursos da UAlg aumentou 58,0%.

Para as fases seguintes do Concurso Nacional de Acesso ficam disponíveis 197 vagas.

O Sul Informação analisou os dados dos vários cursos da UAlg e, no total, 35 encheram já na primeira fase de acesso.

São eles: Património Cultural e Arqueologia, Línguas, Literaturas e Culturas, Psicologia, Artes Visuais, Ciências da Educação e Formação, Ciências da Comunicação, Arquitetura Paisagista, Biologia, Biologia Marinha, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Gestão Marinha e Costeira, Gestão de Empresas, Sociologia, Ciências Biomédicas, Imagem Animada, Ciências da Comunicação e Design da Comunicação.

A estes juntam-se ainda Educação Social, Desporto, Educação Básica, Gestão, Gestão (noturno), Gestão Hoteleira, Marketing, Turismo, Gestão (Portimão), Dietética e Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Imagem Médica e Radioterapia e Ciências Biomédicas Laboratoriais.

Este último, de resto, é o curso com média de entrada mais alta. O último aluno colocado teve 164,4.

No polo inverso, há um curso, na UAlg, em que não entrou nenhum estudante: Engenharia Alimentar.

Para o reitor Paulo Águas, os resultados positivos que a Universidade do Algarve voltou a alcançar são explicados por três grandes fatores.

«Em primeiro lugar, a manutenção de um nível elevado de procura, que traduz a importância que os jovens e as suas famílias atribuem à formação superior. Em segundo lugar, o reforço de vagas que a UAlg voltou a conseguir fazer (+250 vagas, de 1500 para 1750) para responder às expectativas dos jovens e das suas famílias para prosseguimento da sua formação. Em terceiro lugar, o crescente reconhecimento dos jovens e das suas famílias à qualidade do nosso ensino».

O processo de Matrícula e Inscrição para os estudantes colocados na Universidade do Algarve irá realizar-se entre os dias 27 de Setembro e 1 de Outubro e é exclusivamente online.

As aulas terão início a 4 de Outubro.

Este ano a UAlg volta colocar à disposição dos novos estudantes uma linha de atendimento +351 289 244 457 (das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas no processo de matrícula online; alojamento e bolsas de estudo de ação social e cartão de estudante.

 

Clique aqui para aceder à lista de colocações no ensino superior público.

 

 



Comentários

pub