UAlg está no top 20 mundial em produção científica sobre Turismo Marinho e Costeiro

Portugal ocupa o 11º lugar num ranking liderado pelos Estados Unidos

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação (Arquivo)

A Universidade do Algarve (UAlg) é uma das 20 instituições a nível mundial que mais produz artigos científicos em Turismo Marinho e Costeiro, segundo o Journal of Coastal Research, ocupando o 14º lugar. Portugal ocupa o 11º lugar num ranking liderado pelos Estados Unidos.

«Para os excelentes resultados alcançados pela UAlg, muito contribuiu o trabalho realizado pelas suas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UI&D)», como o Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e o pólo do CiTUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo).

Os resultados são apresentados através de uma análise bibliométrica e fornecem «uma avaliação sistemática dos artigos científicos sobre o Turismo Marinho e Costeiro em todo o mundo, através de uma análise multidisciplinar na base de dados WoS (Web of Science)», diz a UAlg.

No total contribuíram para este estudo 162 países, sendo liderado pelos Estados Unidos com 1.011 artigos, o que representa 16,33% de todas as publicações.

Já Portugal ocupa o 11º lugar do ranking com 315 artigos, o que equivale a 3,47% das publicações.

Para a vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio, estes resultados «explicam-se pela sinergia que existe entre as UI&D da UAlg, nas áreas do turismo, ambiente e ciências do mar, que permite investigação transdisciplinar e permitirá o posterior desenvolvimento de pós-graduações em turismo marinho e costeiro na academia», refere a Universidade do Algarve.

«A recente constituição do único Laboratório Colaborativo na área de Inovação em Turismo com sede no Algarve, o KIPT irá potenciará ainda mais a valorização do conhecimento e criação de emprego inovador na área», conclui a UAlg.

 



Comentários

pub