Três machos de espécie de pomba ameaçada ganham nova “casa” no Algarve

Exemplares vêm do Zoo de Ostrava (República Checa)

Três machos de pomba-de-Socorro (zenaida graysoni), uma espécie no limiar da extinção, vão chegar esta segunda-feira, 20 de Setembro, ao parque aquático Zoomarine, vindos do Zoo de Ostrava (República Checa), «numa tentativa de contribuir para esta urgente ação de conservação».

«Na história do nosso planeta há espécies que registaram muito dramáticos e/ou curtos percursos ecológicos. E a pomba-de-Socorro parecia destinada a um desses tristes rodapés da história biológica da Terra», começa por dizer uma nota de imprensa.

Extinta no meio selvagem desde 1972, apenas existem 161 indivíduos desta espécie em todo o mundo, distribuídas, atualmente, por 35 zoológicos progressistas (30 na Europa e 5 na América do Norte).

O parque aquático Zoomarine passará agora a fazer parte deste grupo «que tem como árdua e delicada tarefa ser a “Arca de Noé” para uma das espécies (de aves e não só) mais ameaçadas no mundo», refere o parque.

Estas três aves, cerca de 2% da população mundial, passarão a viver no habitat “Américas”, «num delicioso desafio e uma profunda responsabilidade».

«Graças ao trabalho cooperativo de alguns zoos, esta é uma espécie de aves que talvez consiga salvar-se de uma “crónica de morte anunciada”».

Os três exemplares nasceram ao longo de 2020 no âmbito do EEP – European Endangered Species Programme, um «esforço cooperativo internacional coordenado pela Associação Europeia de Zoos e Aquários, da qual o Zoomarine faz parte».

As 3 aves «poderão parecer muito pouco» mas, «para uma espécie que está mesmo no limiar da extinção, um único exemplar poderá significar a diferença entre uma trágica e injusta extinção ou um feliz e merecido sucesso».

O Zoomarine garante que, no depender desta instituição e das suas equipas, Portugal «vai ajudar a escrever uma página importante na história da Conservação da Natureza».

Em breve, a chegada de fêmeas será uma etapa fundamental para assegurar o início de mais uma colónia reprodutiva, mas tal apenas acontecerá depois de garantida a boa e completa aclimatação dos machos que agora recebe.

«O sonho será a reintrodução, com a ajuda do Zoomarine, desta espécie no meio selvagem, ou seja, na Ilha de Socorro (localizada a 600 quilómetros a oeste da costa do México, no arquipélago de Revillagigedo). No entanto, e até lá, muito terá que mudar na forma como os humanos tratam este planeta e, em particular, as espécies raras e sensíveis, e os habitats frágeis, como é o caso desta pomba e da ilha que lhe deu tão irónico nome», conclui o parque aquático.

 



Comentários

pub