Ténis: Algarvio Daniel Marincas surpreende rumo às meias-finais do Campeonato Nacional de Sub 16

Atleta da Pedras Tennis Academy, em Cabanas de Tavira

Daniel Marincas e Maria Garcia assinaram as surpresas da jornada desta sexta-feira no Campeonato Nacional de Sub 16, ao derrotarem os primeiros cabeças de série dos quadros principais de singulares masculinos e femininos, respetivamente, para acederem às meias-finais do torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organiza nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor. Em pares, estão definidos os elencos das finais masculina e feminina.

Sexto cabeça de série fruto do 275.º lugar no ranking Tennis Europe, o tenista algarvio Daniel Marincas (da Pedras Tennis Academy, em Cabanas de Tavira) impôs-se por 6-3 e 6-3 frente ao principal candidato ao título, Tiago Boschmans (54.º Tennis Europe e jogador do Valténis Country Club), depois de concretizar o 13.º match point.

Com a vitória, a terceira da semana, o jovem algarvio marcou encontro com Luís Miguel Saraiva (96.º Tennis Europe e terceiro cabeça de série), do Clube de Ténis do Porto, que venceu David Gomes (CT Aveiro e sétimo favorito) por 6-1 e 6-4.

Na metade inferior do quadro, a presença na grande final vai ser discutida entre Rodrigo Fernandes (185.º do ranking europeu e quinto cabeça de série) e Gonçalo Marques (58.º classificado Tennis Europe e segundo favorito ao título). O atleta do Clube de Ténis de Braga superou José Freitas (CT Porto) por 6-2 e 6-2, enquanto o jogador da Escola de Ténis da Maia levou a melhor sobre Vicente Preto (Clube de Ténis Paço do Lumiar) com os parciais de 6-2 e 6-4.

Depois, Maria Garcia (Clube de Ténis do Paço do Lumiar) repetiu a proeza ao afastar a primeira cabeça de série, Mafalda Almeida (279.ª classificada no ranking Tennis Europe), com os parciais de 6-1 e 7-6(1) frente à jogadora do Lawn Tennis Club da Foz.

Nas meias-finais, Maria Garcia vai defrontar Analu Freitas (Escola de Ténis da Maia), que uma semana depois de ter ultrapassado o qualifying rumo às “meias” do Campeonato Nacional de Sub 18 repetiu a prestação ao triunfar por 6-2 e 6-1 perante Matilde Parreira (Racket Sports CL).

Nos restantes encontros, Carolina Mesquita (quarta cabeça de série e jogadora do Clube de Ténis Paço do Lumiar) viu Diana Fernandes (ANA Gondomar) desistir, lesionada, quando liderava por 3-0 no primeiro set e pouco depois ficou a saber que vai discutir a presença na final com Jéssica Para. A jogadora algarvia, do Clube de Ténis Portimão e Rocha, venceu Bárbara Brito (CTP São Brás de Alportel) por 7-6(2) e 6-1.

A fechar o dia, Maria Garcia/Carolina Mesquita e Mafalda Almeida/Jéssica Para marcaram encontro na final de pares feminina (nunca antes das 14h) e Gonçalo Marques/Luís Miguel Saraiva e Diego Fernandez/José Freitas qualificaram-se para a decisão masculina (não antes das 15h). Nos pares mistos as duplas finalistas só serão conhecidas no sábado.

 
 



Comentários

pub