Silves: CDU quer segurar única Câmara algarvia que lidera, concorrência promete luta

Veja a infografia com todos os candidatos

É a única Câmara Municipal algarvia liderada pela CDU, mas será que continuará a ter esse estatuto depois de 26 de Setembro? Sete candidatos concorrem à autarquia de Silves, nas Autárquicas deste mês, numa luta que tem a atual presidente, um antigo vereador e estreantes. 

Desde 2013 que Rosa Palma (CDU) lidera a Câmara de Silves.  Professora de profissão, ganhou as últimas eleições, em 2017, com maioria absoluta e quer partir para um último mandato à frente dos destinos da autarquia.

Antes de a CDU ter assumido a liderança da Câmara, foi o PSD quem governou Silves, ao longo de 12 anos. Para tentar voltar a liderar a autarquia, os sociais democratas apostam este ano em João Garcia, agricultor e engenheiro agrónomo.

O candidato é o atual presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão. Tem ainda a curiosidade de ser técnico da Câmara de Silves e um dos proprietários da Quinta de Santo Estêvão, que produz citrinos e também acolhe festas.

O PS, que também já presidiu a esta autarquia, anda arredado da cadeira do poder há muitos anos. A última vez que ganhou eleições para a Câmara de Silves foi em 1989, mas o candidato socialista Luís Guerreiro quer agora inverter este estado de coisas. 

O atual presidente da concelhia do PS de Silves é arquiteto e membro da bancada socialista na Assembleia Municipal. Era um nome esperado, nas hostes do PS, para liderar esta corrida.

Na luta pela Câmara de Silves, também está José Paulo Sousa, advogado e nome conhecido da política autárquica que concorre pelo Chega.

Além de ter sido vereador eleito pelo PSD, também já foi membro da Assembleia de Freguesia e deputado municipal pelos social-democratas, estreando-se agora numa candidatura à Câmara, mas ao serviço do partido de André Ventura.

Já pelo Bloco de Esquerda, a concorrente é Fátima Silva, jovem psicóloga que é natural de Portimão, enquanto, pela coligação CDS/PPM/Aliança, a escolhida é Paula Sousa, professora e empresária agrícola.

Por fim, António Sequeira, que se dedica à consultoria e gestão online de negócios e à exploração agrícola da alfarroba em terras que são herança de família, é o cabeça de lista da Iniciativa Liberal.

Passando para a Assembleia Municipal, há novidades na CDU, com a cabeça de lista a ser Débora Quaresma, assistente comercial que integra a mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Silves e o Conselho Fiscal da Sociedade Filarmónica Silvense.

No PSD, o escolhido é uma cara conhecida dos sociais-democratas: José Pedro Soares, que liderou a concelhia do PSD de Silves e foi vereador, sem pelouros atribuídos. Tem ainda a curiosidade de ser filho de Isabel Soares, antiga presidente da Câmara de Silves.

A nível profissional, José Pedro Soares esteve na extinta empresa municipal Portimão Urbis e integrou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O PS, por sua vez, tem como cabeça de lista Ana Sofia Ferreira, que já é deputada municipal, eleita pelos socialistas.

Os restantes candidatos são Carlos Cabrita (BE), Bruno Martins (CDS/PPM/Aliança), Tieres Neves (Chega) e Daniel Silva (Iniciativa Liberal).

Em Silves, há seis Assembleias de Freguesia. Atualmente, três são lideradas pela PSD, duas pelo CDU e uma pelo PS.

Na Assembleia de Freguesia de Silves, o candidato da CDU é Tito Coelho, o atual presidente. Como concorrentes, o autarca tem Jorge Sequeira (PS), Suzana Santos (PSD), Célia Silva (BE), Maria das Dores Martins (Chega) e Bruno Faria (Iniciativa Liberal).

Em São Bartolomeu de Messines, também é a CDU quem lidera e Carla Benedito, atual presidente da Junta, candidata-se ao cargo que já ocupa.

Os restantes cabeças de lista são Inácio Martins (PS), Marco Mamede (PSD) e André Pires (Chega).

São Marcos da Serra tem Luís Cabrita (PSD) como presidente da Junta de Freguesia. O social-democrata é recandidato ao cargo, enfrentando a concorrência de Luís Rafael (CDU) e Eduardo Nascimento (PS).

Armação de Pêra também tem uma Junta de Freguesia do PSD e Ricardo Pinto, atual presidente, é de novo candidato. Ramiro Feliz (PS), Pedro Encarnação (Chega) e Alice Santos (CDU) fecham a lista de candidatos.

Em Algoz e Tunes, os concorrentes são Sérgio Antão (PSD), atual autarca, Nelson Marques (PS), Dário Grave (CDU) e Nelson Marques (PS).

Por fim, para a União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, que é liderada pelo PS, o candidato é Roberto Cabrita. João dos Santos, atual presidente, não se recandidata.

Raul Santos (CDU) e Jorge Gomes (PSD) também são cabeças de lista pelos respetivos partidos.

Em 2017, votaram no concelho de Silves 15.530 pessoas, num universo de 30.218 inscritos, o que corresponde a 51,39% do total (a abstenção foi de 48,61%).

A CDU recebeu 52,65% dos votos e elegeu 4 vereadores (presidente da Câmara incluída), o PSD alcançou 21,61% (2 vereadores) e o PS conseguiu 14,39% (1 vereador).

O Bloco de Esquerda teve 3,18% dos votos e o CDS/PPM 2,32%.

 

 

Nota: Corrigido a 18 de Setembro o nome da candidata da coligação CDS/PPM/Aliança, que é Paula Sousa, professora e empresária agrícola, e não Edgar Jacinto, que é o nº2 da lista, por lapso do Sul Informação.

 

 

 



Comentários

pub