Seomara Cabrita representa o Algarve no concurso EuroSkills na Áustria

Jovem compete na disciplina de Estética

A jovem formanda Seomara Cabrita, do curso de Estética do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, do IEFP, em Portimão, é a representante do Algarve na final do EuroSkills , que terá lugar em Graz, na Áustria, de 22 a 26 de Setembro.

Outros 17 jovens, de centros de formação e escolas profissionais de todo o país, representam Portugal neste Campeonato Europeu que é o maior evento de educação e formação profissional da Europa.

Organizado de dois em dois anos, o EuroSkills reúne centenas de jovens com idade inferior a 25 anos, dos vários países europeus, que competem pela oportunidade de ganhar uma prestigiada medalha na respetiva profissão.

Desta vez, serão 48 profissões em competição e demonstração, agrupadas em seis setores da indústria, onde cerca de 400 jovens vão demonstrar as suas competências.

Os 18 jovens da comitiva portuguesa vão competir em 15 profissões.

Chegaram a esta fase depois de ultrapassarem várias etapas e de terem sido selecionados pelo seu bom desempenho no campeonato nacional das profissões, que decorreu em Setúbal, em Fevereiro de 2020.

Para alcançar os melhores resultados dos concorrentes nacionais, foram postos em prática planos individuais de preparação técnica e realizadas atividades de grupo, que visaram promover o desenvolvimento de soft skills como a gestão do stress, a resistência à fadiga, o trabalho em equipa, a orientação para os resultados ou a auto motivação.

Integram ainda a comitiva 21 jurados e representantes do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Este evento será visitado por Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional.

No anterior campeonato europeu, que decorreu em Budapeste, no ano de 2018, Portugal ficou na 8.ª posição entre 28 países europeus. Conquistou, na altura, três medalhas de bronze nas profissões de CNC, Refrigeração e Ar Condicionado e Robótica Móvel e seis medalhas de excelência em CAD, Controlo Industrial, Gestão de Redes Informáticas, Mecatrónica Automóvel, Mecatrónica Industrial e Tecnologias da Moda.

 

 

 



Comentários

pub