Rute Silva é a nova presidente de Vila do Bispo mas admite «muito trabalhinho»

Oposição está em maioria no executivo camarário e na Assembleia Municipal

Foi uma escassa diferença de 33 votos que garantiu à socialista Rute Silva a presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo, nas eleições deste domingo. Ou seja, dos cinco lugares, dois foram ganhos pelo PS (incluindo o de presidente), dois pelo movimento independente Somos Pelo Concelho e o restante pela coligação liderada pelo PSD.

Esta composição vai tornar difícil a governação da autarquia, como a própria Rute Silva admite, em declarações ao Sul Informação. «Ficou confuso, mas, com muito trabalhinho, isto vai lá», garantiu a autarca.

Rute Silva até já era a presidente da Câmara em funções, mas por poucos meses, desde que, em Maio passado, Adelino Soares renunciou ao cargo.

Por isso, a presidente eleita não hesita em admitir que «esperava mais» votos nestas eleições, mas compreende as escolhas que a população de Vila do Bispo fez, que foram «muito fruto deste último mandato do Adelino, que pouco trouxe. Eu fazia parte desse executivo e fui penalizada por isso. Os votos que nos faltaram para garantir maioria foram para os independentes».

No fundo, garante, «tive pouco tempo para mostrar a minha visão e o meu trabalho».

Com um executivo em que estará em minoria, a nova presidente tem de pensar como conseguirá levar água ao seu moinho. «Neste momento, não me vou meter em negociações esquisitas, obrigada a fazer cedências que não interessam a Vila do Bispo. O povo decidiu, está decidido, e teremos de trabalhar com isso. Prefiro negociar documento a documento», explicou ao Sul Informação.

Um dos problemas a resolver, no imediato, será o da Assembleia Municipal. Armindo Vicente, o candidato socialista, ganhou por…5 votos. Neste caso, a oposição tem o dobro dos lugares do PS, o que poderá significar que, apesar de ter sido o mais votado, Armindo Vicente dificilmente será eleito presidente da Assembleia Municipal.

É que o PS elegeu cinco membros, o movimento independente Somos Pelo Concelho outros tantos, o PSD quatro e o Bloco de Esquerda um. Depois há ainda os presidentes das Juntas de Freguesia, que têm assento, por inerência, na Assembleia Municipal. O PS só garantiu a presidência de uma freguesia (Budens), o Somos Pelo Concelho ganhou duas e, em Barão de São Miguel, venceu o movimento independente desta freguesia. Quem se irá aliar a quem? Essa é a incógnita.

Como prioridades para este que será o seu primeiro mandato com presidente, Rute Silva não hesita em escolher a habitação. «Somos uma Câmara Municipal pequena, com pouco dinheiro, por isso temos que fazer apostas. E o nosso grande problema é a habitação. Por isso, é nessa área que teremos de trabalhar prioritariamente», sublinhou.

«Vamos colocar toda a força dos serviços da Câmara a tratar das questões principais ou daqui a quatro anos estaremos a ter esta mesma conversa», admitiu.

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos em Vila do Bispo deverá ter lugar no dia 7 de Outubro.

 



Comentários

pub