Rosa socialista tenta conquistar Castro Marim ao “dinossauro” Amaral

Veja a infografia com todos os candidatos

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Francisco Amaral é um dos “dinossauros” autárquicos que não se deixa extinguir. Depois de ter sido presidente da Câmara de Alcoutim, o social-democrata lidera agora os destinos de Castro Marim e tenta, nas eleições deste domingo, conquistar um último mandato. Pela frente, terá Rosa Nunes, a candidata do PS que tentará ganhar uma autarquia que já não é socialista há largos anos. 

A vida autárquica de Amaral começou no longínquo ano de 1993. Nessas autárquicas, o médico de profissão foi, pela primeira vez, eleito, pelo PSD, como presidente da Câmara de Alcoutim, concelho de onde é natural.

Os anos foram passando, as eleições sucederam-se e Francisco Amaral acumulou vitórias.

Até que, devido à lei da limitação de mandatos, o autarca teve de abandonar Alcoutim e decidiu, em 2013, concorrer ao vizinho concelho de Castro Marim.

O resultado foi imediato: Amaral ganhou a Câmara para os sociais-democratas à primeira tentativa, acabando por ser reeleito em 2017.

Só que, nesse ano, o PSD conquistou a autarquia sem maioria absoluta. A conjuntura revelou-se muito difícil de gerir, logo desde o início do mandato. 

Em 2019, Francisco Amaral decidiu renunciar, forçando eleições intercalares, o que revelou ser uma jogada acertada para os seus intentos. José Estevens, antigo presidente social-democrata de 1998 a 2013, tinha sido, em 2017, eleito vereador pelo movimento independente Castro Marim Primeiro, mas, para as intercalares, não se voltou a candidatar.

O PSD foi a votos sem a sombra de José Estevens e acabou por ganhar a Câmara com maioria absoluta, elegendo 3 dos 5 vereadores.

Pelo PS, nessas Intercalares, a candidata foi Célia Brito, enfermeira e antiga presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, mas, desta vez, os socialistas apostam noutro nome.

Trata-se de Rosa Nunes que foi vereadora da Câmara de Castro Marim de 2005 a 2009.

Licenciada em Engenharia Civil, a cabeça de lista dos socialistas também foi técnica nos municípios de Castro Marim e Tavira.

Na CDU, a escolhida para liderar a candidatura é Paula Santos, residente em Altura, agente imobiliária e membro da direção do PCP no Algarve.

Quanto ao CDS/PP, desta vez não vai coligado com o PSD, em Castro Marim, apostando no nome de Júlio Gameiro como candidato a presidente.

A lista fica completa com a estreia do Chega. O empresário Jorge Pinto, que tem formação na área do turismo, foi o escolhido deste partido.

Passando para a Assembleia Municipal, o PSD escolheu como cabeça de lista um antigo presidente deste órgão autárquico.

O médico João Teixeira, natural de Odeleite, liderou a Assembleia Municipal de 1989 a 1997 e está agora de regresso. O objetivo será conquistar um órgão autárquico que não é liderado pelo PSD desde 2013.

Só que o PS apostou num nome conhecido: o advogado João Nabais que trabalhou em muitos casos mediáticos da justiça portuguesa como o das FP25 ou da queda da ponte Entre-os-Rios.

Com escritório em Lisboa, João Nabais tem casa de férias no concelho de Castro Marim, sendo esta a sua única ligação conhecida ao município algarvio.

João Dias é o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal. Natural de Alcoutim, é engenheiro técnico agrário e já foi, por diversas vezes, candidato nas listas desta coligação de esquerda tanto em Castro Marim, como em Alcoutim.

Por fim, Luís Pinhão, empresário hoteleiro, encabeça a lista do Chega.

O concelho de Castro Marim tem quatro freguesias: três são lideradas pelo PSD e uma pelo PS.

Na Assembleia de Freguesia de Castro Marim mandam os socialistas. Vítor Esteves, atual presidente, não se recandidata e a aposta é em Vera Martins. Nuno Emídio concorre pelo PSD e Nuno Osório, que já se candidatou à Câmara, é o escolhido da CDU.

Em Altura, Fernanda Sousa (PSD) é recandidata a presidente, tendo como oponentes Carla Pires (PS) e José Carlos Neves (CDU).

No Azinhal, António Pereira (PSD) também se volta a candidatar. Horário Teixeira (PS) e José António Ventura (CDU) são os adversários.

Por fim, em Odeleite, o candidato do PSD é o atual presidente João Pereira. O PS aposta em José Teixeira e a CDU em Fernando Almeida.

Nas Autárquicas de 2017, votaram no concelho de Castro Marim 3.919 pessoas, num universo de 5.798 inscritos, o que corresponde a 67,59% do total (a abstenção foi de 32,41%).

O PSD recebeu 37,13% dos votos e elegeu dois vereadores. O PS alcançou 36,31% (2 mandatos) e o Castro Marim Primeiro 21,08% (1 mandato). Por fim, a CDU alcançou 2,37%.

Já nas Eleições Intercalares de 2019, o PSD arrecadou 59,82% dos votos, o PS 34,36% e a CDU 3,46%.

 

 

 



Comentários

pub