Raquel Queirós da JS Campinense faz história ao vencer a 1º Volta a Portugal Feminina

Vera Vilaça, da Extremosul, foi a melhor portuguesa na última etapa

A ciclista Raquel Queirós da equipa algarvia Velo Performance/JS Campinense conquistou este domingo, em Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021, a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

A última etapa, 94,7 quilómetros entre Caldas da Rainha e a capital, foi ganha por Lucy Lee (Team LDN/Brother UK). A tirada foi atacada desde muito cedo, devido à ambição das britânicas da Team LDN/Brother UK de recuperarem a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do
Desporto, que perderam na véspera para Raquel Queirós.

No entanto, a corredora vila-condense da equipa louletana, apoiada pela equipa mista formada pelo Clube BTT de Matosinhos e pela Velo Perfomance/JS Campinense resistiu às investidas, marcando sempre a roda de Danielle Shrosbree.

Os ataques reduziram o pelotão, mas as melhores mantiveram-se sempre juntas, o que permitiu uma disputa ao sprint, na zona ribeirinha de Lisboa. A equipa do Reino Unido não conseguiu assaltar a geral, mas ganhou mais uma etapa por Lucy Lee, que cruzou à frente do pelotão, ao fim de 2h55m54s de corrida.

Lucia García e Laura Rodríguez, ambas da Seleção da Catalunha, ocuparam as posições imediatas.

Vera Vilaça, também de uma equipa algarvia, a Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, foi sexta em Lisboa e recebeu o Prémio Jogos Santa Casa para a melhor portuguesa na etapa.

Raquel Queirós foi a sétima a cortar a meta, com o mesmo tempo da vencedora, e fez história ao sagrar-se vencedora da primeira Volta a Portugal Feminina Cofidis.

A ciclista da Velo Performance/JS Campinense concluiu as quatro etapas com 7h28m52s, menos 35 segundos do que a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok- Vilanonvense Cycling Girls) e menos 48 segundos do que a catalã Iris Gómez, segunda e terceira, respetivamente.

«Sinto-me extremamente orgulhosa. Nunca imaginei poder ganhar esta corrida. Vim para aqui sem saber o que o meu corpo poderia dar, mas é óbvio que estou muito, muito, muito contente por levar a camisola amarela para casa. A etapa de hoje foi muito dura, mas tive a ajuda da minha colega Mariana [Líbano] e de outras corredoras portuguesas, que se uniram para garantir uma vitória nacional. Tenho de agradecer a
todas as meninas que me ajudaram a vencer esta corrida», reconhece Raquel Queirós.

Danielle Shrosbree conquistou a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Polisport, da montanha. Sofia Gomes ganhou a Camisola Branca IPDJ, símbolo de melhor júnior em competição.

 



Comentários

pub