PSD exige remoção de candidato das listas do PS por comentário homofóbico sobre Luís Gomes

Autor do comentário admitiu o erro e assume responsabilidades pelo mesmo

Um comentário insultuoso e homofóbico na rede social Facebook, feito por um candidato das listas do PS ao cabeça de lista do PSD à Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, fez estalar a polémica nas últimas horas na corrida às eleições autárquicas no concelho.

Num comentário a uma publicação na rede social Facebook, Paulo Karussa, candidato das listas do PS à Câmara de Vila Real de Santo António, refere-se a Luís Gomes, cabeça de lista do PSD ao mesmo órgão autárquico, como «panasca»,  que «nunca me deu nada nem lhe pedi».

Mais abaixo, Paulo Karussa volta a referir-se ao candidato do PSD utilizando o mesmo termo calão, «panasca», acrescentando que «este gajo nem merece o pão k come».

 

Comentário de Paulo Karussa

 

Em comunicado, os social democratas vila-realenses vieram a público esta terça-feira «repudiar veementemente esta atitude homofóbica», considerando que as ofensas «atentam contra o bom nome do candidato Luís Gomes e põem em causa os valores democráticos da igualdade e da tolerância que o PSD defende e sempre defendeu».

Referem ainda que «a homofobia é um crime grave e deve ser denunciado às autoridades competentes, de forma a responsabilizar os autores e defender as liberdades e garantias de um estado de direito democrático».

Por isso, os social democratas «exigem à candidatura do Partido Socialista, liderada por Álvaro Araújo, uma tomada de posição pública sobre esta atitude e a retirada imediata do autor deste crime das suas listas às próximas eleições autárquicas».

Paulo Karussa, autor do comentário em causa, já se pronunciou na sua página pessoal do Facebook, reconhecendo que «desta vez excedi-me». «Lamento o sucedido», pelo que «assumo sozinho a responsabilidade do mesmo», diz.

 

Publicação de Paulo Karussa, na sua página pessoal de Facebook, a lamentar o comentário

 

O candidato das listas do Partido Socialista acrescenta que «em nada este comentário representa a conduta democrática da candidatura que defendo e que continuarei a defender», concluindo que este «é um ato praticado por mim e pelo qual eu respondo sozinho».

Até agora, nem o candidato socialista Álvaro Araújo, nem o próprio PS de Vila Real de Santo António, reagiram a esta questão.

Luís Gomes, que já foi presidente da Câmara de VRSA, também eleito pelo PSD, durante três mandatos consecutivos, entre 2005 e 2017, resolveu dedicar-se a uma carreira de cantor e compositor de músicas do estilo reggaeton, quando abandonou as suas funções autárquicas. Embora mantenha essa carreira paralela, é também docente na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

 



Comentários

pub