Plataforma Global criada por Jorge Sampaio já trouxe estudantes sírios para a UAlg

UAlg também quer aderir ao programa de emergência de bolsas de estudo para jovens mulheres afegãs, anunciado em Agosto por Jorge Sampaio

Mohamed Tarek Said foi o primeiro estudante sírio a estudar na UAlg – Foto: Nuno Costa | Sul Informação (arquivo)

Graças à Plataforma Global de Assistência a Estudantes Sírios, fundada por Jorge Sampaio, três estudantes da Síria foram acolhidos na Universidade do Algarve (UAlg), desde 2014. Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Investigação e Internacionalização da UAlg, disse ao Sul Informação que o acolhimento desses alunos especiais é «um orgulho para a instituição».

«Começámos a colaborar com a Plataforma de Apoio aos Refugiados e, posteriormente, com a Plataforma Global de Assistência a Estudantes Sírios, presidida pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio, que hoje nos deixa», acrescentou a vice-reitora.

A receção destes jovens sírios tornou-se numa «mais-valia na descoberta de culturas e costumes diversos, não só para esses estudantes estrangeiros, mas também para os nossos alunos nacionais», explicou.

«Eles interagem num universo global com a restante universidade», exclamou.

«É necessário incluir estes jovens na nossa sociedade e, com os demais estudantes, proporcionar-lhes a aprendizagem de competências para a vida noutras áreas que não sejam só aquelas em que estão a estudar na universidade».

Jorge Sampaio era presidente do Conselho Administrativo da Plataforma Global de Assistência a Estudantes Sírios

 

Os três jovens sírios ingressaram no curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve, pois «estavam já a estudar nessa área». Dois ainda frequentam o curso, o terceiro, Mohamed Tarek Said, já o acabou.

«É nosso dever ensinar os nossos alunos para serem solidários com os demais estudantes, ainda para mais num mundo global como o que vivemos hoje».

Em 2015, o Sul Informação falou com Mohamed Tarek Said, um dos jovens que, ao abrigo da plataforma criada por Jorge Sampaio, veio para Portugal de modo a prosseguir os seus estudos.

De futuro, a Universidade do Algarve pretende continuar «não só a receber alunos pela Plataforma Global de Assistência a Estudantes Sírios, mas também aderir ao programa de emergência de bolsas de estudo e de oportunidades académicas para jovens mulheres afegãs, anunciado em Agosto por Jorge Sampaio», conclui Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Investigação e Internacionalização da UAlg.

Jorge Sampaio morreu hoje aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde estava internado nos Cuidados Intensivos na sequência de dificuldades respiratórias, sentidas há cerca de duas semanas, quando estava de férias no Algarve.

O Conselho de Ministros aprovou luto nacional para os dias 11, 12 e 13 de Setembro, ou seja, a partir de amanhã e até segunda-feira.

 

 



Comentários

pub