PAN Faro quer «devolver as ruas às pessoas» e aposta nas bicicletas

Hoje assinala-se o Dia Europeu sem Carros

«Devolver as ruas às pessoas», fazendo de Faro «um grande quintal seguro, onde nos possamos deslocar em segurança». O Dia Europeu sem Carros assinala-se esta quarta-feira, 22 de Setembro, e o PAN da capital algarvia esteve reunido com o movimento “Faro a Pedalar”. 

Esta foi uma «oportunidade para pensar em conjunto sobre os desafios associados à emergência climática e a necessária mudança de paradigma no que toca à mobilidade», diz o PAN.

O partido político defende que «é fundamental criar condições para que cada vez mais pessoas possam aderir aos princípios da mobilidade suave e ativa nas suas vidas e para que esta se transforme num “novo normal” de mobilidade em Faro».

O PAN diz que quis «ouvir quem utiliza bicicleta todos os dias, saber qual a melhor forma de fazer esta transição, de uma mobilidade predominantemente associada ao automóvel individual para uma outra, cada vez mais focada em andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos».

Elza Cunha, a candidata do PAN à Câmara de Faro, considera «que é preciso devolver as ruas às pessoas, fazer de Faro um grande quintal seguro, onde possamos nos deslocar em segurança com os nossos filhos, netos e família, aproveitando aquilo que são as condições naturais do concelho para as deslocações em bicicleta, não apenas em lazer, mas cada vez mais nas tarefas diárias: casa-escola, casa-trabalho, serviços e comércio».

«Além de todos os benefícios para a saúde individual e pública e para o meio-ambiente, esta opção poderá representar a poupança de centenas de euros para as famílias em Faro, considerando os custos associados a manter um ou mais automóveis e o preço dos combustíveis», acrescenta.

O PAN defende, assim, o aumento do número de ciclovias nos eixos centrais da cidade, garantindo a sua continuidade e segurança, em particular nos atravessamentos das estradas e circulação nas rotundas, bem como a instalação de mais espaços para estacionamentos, incluindo estruturas cobertas.

 



Comentários

pub