Orcas destroem lemes de três veleiros resgatados pelo salva-vidas de Sagres

Estes contactos com orcas são habituais ao largo da costa algarvia, durante as migrações destes cetáceos

Três veleiros ficaram este domingo, dia 5, sem leme, depois de terem tido «interações» com orcas entre Lagos e Sagres, obrigando à intervenção dos elementos da Estação Salva-vidas de Sagres.

O primeiro dos incidentes deu-se durante a manhã, cerca das 08h00, quando foi recebido um alerta, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que um veleiro tinha sido abalroado por orcas, tendo ficado com o leme danificado e estando a entrar água na madre do leme.

Ao chegarem ao local, os elementos da Estação Salva-vidas de Sagres verificaram que o único tripulante se encontrava bem, ajudaram a conter a entrada de água e rebocaram o veleiro para porto de Lagos, por questões de segurança para a navegação.

Durante a tarde, pelas 16h30, foi recebido novo alerta através do MRCC Lisboa, desta vez a informar que outro veleiro, com três tripulantes a bordo, tinha sofrido diversas interações com orcas, tendo ficado sem leme.

O salva-vidas de Sagres, depois de verificar que os três tripulantes se encontravam bem, rebocaram o veleiro para porto da Baleeira, pelas mesmas razões do caso anterior.

O terceiro caso deu-se por volta das 18h30, quando novo alerta foi recebido através do MRCC Lisboa. Desta vez, tratava-se de outro veleiro, com quatro tripulantes a bordo, que, depois de ter «sofrido interações com orcas», ficou sem leme. Esta embarcação de recreio foi também rebocada pelo salva-vidas de Sagres para o porto da Baleeira.

O Capitão do Porto de Lagos emitiu um aviso à navegação e a Polícia Marítima está a patrulhar a costa em Lagos e Sagres, bem como a informar os tripulantes das embarcações para as situações ocorridas.

 

Estes contactos com orcas são habituais ao largo da costa algarvia, durante as migrações destes cetáceos.

No ano passado, Autoridade Marítima Nacional já tinha alertado os navegantes para os cuidados a ter e o que fazer em caso de interação ou avistamento de orcas, que podem ocorrer ao largo da costa portuguesa.

A Autoridade Marítima explicou que ​a interação com estes mamíferos ocorre sobretudo «devido ao comportamento curioso de orcas juvenis», que são «atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice», e «podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme».

Assim, em caso de avistamento destes mamíferos, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendaram a todos os navegantes que desliguem o motor, «por forma a inibir a rotação da hélice», e imobilizem a porta do leme, «desmotivando assim estes mamíferos a interagir as estruturas móveis das embarcações».

A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.

 

 
 
 



Comentários

pub