“O Canto às Santas Cruzes” expõe «costumes e as tradições» alentejanas em Loulé

Exposição estará patente até dia 23 de Outubro na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé

Foto: André Pires

A exposição de fotografia “O Canto às Santas Cruzes”, de André Pires Santos, mostra a tradição alentejana, «a voz dos homens da sua terra», até ao dia 23 de Outubro na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé.

André Pires Santos é «um alentejano de 28 anos, nascido em Vila Nova de S. Bento, a viver em Faro. Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia é, desde há muito, apaixonado por fotografia e elegeu-a como o seu principal elemento de trabalho», começa por dizer a autarquia numa nota de imprensa.

«Para além do que a profissão lhe exige como fotógrafo, nos tempos de lazer dedica-se a fotografar, sobretudo, aquilo que o toca emocionalmente. É aí que, no encontro com as suas raízes regista, através da fotografia, de uma forma simbólica, os costumes e as tradições das suas gentes, na tentativa de as fazer perdurar no tempo e manter viva a identidade da terra», explica.

Cresceu «a ouvir a voz dos homens da sua terra que, apaixonados pelas modas alentejanas, emprestavam, com todo o orgulho, a sua voz aos grupos de cantadores».

Neste exposição pretende, através das imagens captadas, «dar a conhecer em cada expressão, cada gesto e cada ritual a intensidade emocional com que estes homens expressam, em homenagem ao seu padroeiro e louvando a tradicional Santa Cruz, os seus sentimentos que são, também, os sentimentos do seu povo».

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30.

 



Comentários

pub