Nove meios aéreos dão tudo por tudo para dominar fogo de Bensafrim

EN120 mantém-se cortada

O incêndio visto do ar, a partir do avião da SkyDive Seven – Foto: João Lopes|SkyDiveSeven

Já há nove meios aéreos, entre aviões pesados e médios e helicópteros pesados e ligeiros, a combater o incêndio que esta manhã deflagrou na zona da Feiteira, perto de Bensafrim (Lagos). É o tudo por tudo para dominar o fogo antes do pôr do sol, quando os meios aéreos deixarão de poder operar.

Enquanto a estrada EN120, que liga Lagos a Aljezur, se mantém cortada, o fogo está, desde meio da tarde, reduzido a uma frente, que tem estado a consumir sobretudo o pinhal manso situado nas imediações da localidade de Bensafrim.

No terreno, há 183 operacionais de corporações de bombeiros de todo o Algarve, apoiados por 61 veículos, bem como diversas máquina de rastos, a consolidar as zonas onde o fogo já passou e a tentar impedir a progressão das chamas noutras zonas.

Entretanto, o suspeito de ter dado origem, «por acidente», ao fogo que deflagrou pelas 11h20, já foi identificado pela GNR.

O oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Faro da GNR disse ao nosso jornal que o homem estava «a limpar o terreno», quando ateou as chamas, mas que «não o fez de forma intencional», «nem estava a agir de forma ilegal», uma vez que «o risco de incêndio não era proibitivo dessa atividade». O concelho de Lagos está hoje em risco «muito elevado», o segundo de uma escala de cinco.

A CMTV diz que o homem, de nacionalidade alemã, estava a limpar o mato com uma máquina destroçadora junto à sua caravana, num terreno de sua propriedade.

 

Veja aqui o incêndio visto do ar, a partir do avião da SkyDive Seven (Imagem: João Lopes|SkyDiveSeven):

 

 



Comentários

pub