Músico Zé da Ponte homenageado em Silves com o seu nome numa rua da cidade

Segundo a Câmara Municipal, «esta é uma homenagem de todo o concelho a uma das mais ilustres personalidades de Silves»

O músico Zé da Ponte, fundador dos Salada de Frutas, com a cantora Lena d´Água e o teclista Luís Pedro Fonseca, nos anos 80, e co-autor de Não Sejas Mau P’ra Mim, canção vencedora do Festival RTP da Canção de 1986, interpretado por Dora, e da canção Lusitana Paixão, interpretada por Dulce Pontes, foi esta manhã homenageado pela Câmara de Silves, com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade.

O descerramento da placa toponímica de José João dos Santos Águas Pontes, mais conhecido como Zé da Ponte ou José da Ponte, teve lugar este sábado, às 9h30, junto à sede da Sociedade Filarmónica Silvense.

Nascido a 7 de Fevereiro de 1954, em Silves, Zé da Ponte ingressou na SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) em 2007. Tendo sido distinguido com a Medalha de Honra da SPA, liderou o Comité de Apoio aos Músicos e Autores e presidiu ao seu conselho fiscal.

Baixista, compositor e produtor musical, trabalhou na área de publicidade e fundou os estúdios de gravações áudio Namouche. Faleceu a 29 de Janeiro de 2015.

Em 1991, criou dois Hinos para o Canal1 da RTP em 1991, “Somos o Primeiro” e “O primeiro”, este último, hino comemorativo dos 35 anos da Radiotelevisão Portuguesa.

Um ano mais tarde, em outubro de 1992, criou um hino para a nova televisão privada que iria a nascer: a SIC.

 

Zé da Ponte com os Salada de Frutas, nos anos 80

Na qualidade de baixista e/ou produtor participou em diversos trabalhos de artistas consagrados tais como, Pedro Barroso (Antologias), Jorge Palma (Bairro do Amor) e António Variações (Anjo da Guarda).

Durante alguns anos trabalhou na editora Strauss, tendo lançado discos pela etiqueta Evolution da Strauss. Também participou como produtor e membro do júri no programa Operação Triunfo da RTP. Fundou igualmente os estúdios Atelier do Som.

Em 2003 é lançado o musical “In Love”, da autoria de Alexandre Honrado e Zé da Ponte.

Em 2005 é um dos autores, com Ernesto Leite e Alexandre Honrado, da canção “Amar” que os 2B, Rui Drummond e Luciana Abreu, levaram ao Festival da Eurovisão de 2005. É também um dos autores da canção da campanha de 2006 do Pirilampo Mágico.

Em 2007, a RTP comemorava 50 anos, e criou o 2° hino institucional: “O primeiro olhar”

Em 2012, quando a SIC completava 20 anos, criou o hino de aniversario, denominado “SIC 20 Anos”.

A atribuição do nome do músico a uma rua da cidade de Silves integra o programa do feriado municipal, que se assinalou ontem, dia 3 de Setembro. Segundo a Câmara Municipal, «esta é uma homenagem de todo o concelho a uma das mais ilustres personalidades de Silves».

 
 
 



Comentários

pub