Movimento Internacional da Nova Museologia pede «tranquilidade» para o Museu do Traje

Movimento considera que o museu ocupa, no panorama nacional, «um lugar de destaque»

O Movimento Internacional da Nova Museologia (MINOM), organização afiliada do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), apelou, num documento, para que «todas as instâncias envolvidas» promovam «o retorno à tranquilidade institucional» que permita ao Museu do Traje de São Brás de Alportel «continuar a atuar de forma exemplar». 

Numa carta enviada ao Sul Informação esta segunda-feira, 6 de Setembro, este movimento considera que o museu ocupa, no panorama nacional, «um lugar de destaque, resultante de uma atuação exemplar de integração com o meio onde está inserido, sabendo por isso recolher o apoio da população local e da muita população de residência turística da região».

Tal como o nosso jornal revelou, as relações entre os vários protagonistas, no que ao Museu do Traje de São Brás de Alportel diz respeito, têm andado complicadas, com queixas de falta de liberdade para atuar.

Sabendo da polémica, o MINOM fez esta carta em que considera que o Museu tem participado «ativamente no desenvolvimento turístico da região, nomeadamente através da sua relação com os turistas residentes, acolhendo e promovendo uma intensa atividade cultural, que beneficia também a população local».

Há, de resto, o grupo dos Amigos do Museu de São Brás de Alportel que tem contribuído para uma programação nas várias áreas da cultura, arte, dança, música ou fotografia.

Para o MINOM, além do «apoio» que o museu dá a «várias instituições», também tem «demonstrado saber responder aos desafios colocados pelo Conselho Internacional dos Museus, ICOM, implementando soluções inovadoras que têm recolhido reconhecimento no meio académico e científico».

«Estes factos por si só revelam que o Museu do Traje de São Brás de Alportel tem beneficiado de uma gestão clarividente que se sabe adaptar aos difíceis tempos que caracterizam o tempo presente», conclui.

 

 



Comentários

pub