«Macacos me mordam», mas os «melhores sabores da Ásia» chegaram a Faro

Tailândia, China e Índia são algumas das nações representadas nos menus

Tudo começou na internet, mas o sucesso fez com que tivesse de existir um espaço físico. «Macacos me mordam» é o que lemos quando abrimos o site do Monky, um novo restaurante de Faro do chef  Rui Sequeira que promete dar a provar «os melhores sabores da Ásia». 

No início do ano, com o encerramento dos restaurantes durante o confinamento, o jovem chef decidiu pôr em prática um sonho antigo que estava ainda no papel: criar um restaurante virtual – o Monky – e assim levar os sabores asiáticos a casa dos algarvios.

As refeições eram, então, preparadas na cozinha do Alameda, o restaurante de fine dining de Rui Sequeira.

A Covid-19 abrandou, o país desconfinou e, passados três meses, o sucesso do projeto alavancou a inauguração de um espaço físico, localizado em Faro, perto da sede do Motoclube, a cidade natal de Rui Sequeira que também é o chef do restaurante Alameda.

No Monky, os pratos têm «ingredientes locais, frescos e exóticos», garante o restaurante.

 

 

Tailândia, China e Índia são algumas das nações representadas nos menus. Na cozinha, o chef deixa de lado as fusões para preparar as suas propostas gastronómicas sem invenções: o receituário internacional é respeitado.

«Foram tempos desafiantes, mas nós adoramos desafios e por isso o Monky tinha de saltar da internet para o seu próprio espaço. Sou um apaixonado por comida asiática e, com este projeto, posso dar a conhecer os verdadeiros sabores da Ásia não só a quem visita a região, mas a todos os meus conterrâneos, que ao longo de todo o ano nos visitam e que gostam de novas e boas experiências gastronómicas», conta o chef Rui Sequeira.

Crepes Primavera de Vegetais com molho Hoisin (6 euros – 3 peças), Guiozas de Camarão (6 peças – 8,50 euros), Pad Thai (entre 13,50 e 14,50 euros), Nasi Goreng (entre 13,50 e 13,90 euros), Caris (entre 13,50 e 14,90 euros) e Ramen (14,90 euros) são algumas das entradas e pratos presentes na carta do restaurante de Rui Sequeira, que escolheu o nome “Monky” – por associação ao lado mais divertido deste animal muito comum no continente asiático de que o chef gosta.

Para acompanhar estas especialidades gastronómicas, o restaurante propõe uma carta de bebidas singular, onde os cocktails e os sakes não faltam.

 

 

Neste espaço, idealizado e decorado pelo chef Rui Sequeira e pela sua mulher Cristina Monteiro, o conceito de jornada de sabores pela Ásia através dos sentidos é a base da filosofia.

O restaurante, que tem capacidade para 80 lugares, tem DJ às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados. O espaço está fechado à terça e quarta-feira.

Natural do Algarve, o chef Rui Sequeira, de 29 anos, estudou na região que o viu nascer até ao 12º ano. A paixão pela moda e pela cozinha fizeram-no rumar à capital portuguesa depois de terminar a escola, em busca de oportunidades nestas áreas. Trabalhou como modelo durante algum tempo, mas o gosto pela cozinha, que começou na infância, fê-lo largar o mundo da moda.

 

 

Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (2011-2012) e, de seguida, fez um estágio curricular em França, com o chef Serge Vieira. Terminado o estágio, conseguiu alcançar um dos seus grandes objetivos: trabalhar com o chef Hans Neuner no premiado Ocean, no Algarve.

Aos 20 anos, e durante o estágio neste restaurante algarvio, Rui Sequeira concorreu ao programa “Top Chef” da RTP, em 2012, ficando entre os três finalistas. Após o final da competição, regressou ao Ocean, onde acabou por ser contratado e colocado num novo posto na cozinha: os snacks. Ao lado de Hans Neuner, chegou a ser subchefe e chef criativo do restaurante.

Em 2017, após seis anos no Ocean, decidiu montar o seu próprio espaço: o Alameda, inaugurado em Faro em Dezembro de 2018.

 

 

 



Comentários

pub