Loulé, Faro e Vila do Bispo propõem atividades para as Jornadas Europeias do Património

Jornadas vão decorrer de 24 de Setembro a 3 de Outubro

Caminhada no Ameixial, no âmbito das JEP

Percursos pedestres, conferências, espetáculos e exposições são algumas das atividades que Loulé, Faro e Vila do Bispo irão dinamizar nas Jornadas Europeias do Património 2021, que vão decorrer de 24 de Setembro a 3 de Outubro. O município louletano antecipa-se nas comemorações, com uma caminhada já este sábado, 18.

Este ano subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, as Jornadas Europeias do Património englobam iniciativas a nível local e nacional ,como visitas guiadas, espetáculos artísticos, exposições, palestras ou ateliers.

Ainda antes de começarem as celebrações oficiais, LOULÉ comemora a efeméride este sábado, 18 de Setembro, com uma “Caminhada Escrita do Sudoeste – Património ao Luar”.

Com início às 19h00 em Corte Pinheiro, Ameixial (Loulé), os interessados deverão inscrever-se através do e-mail [email protected] ou para o telefone de contacto 289 400 611.

A iniciativa é organizada numa parceria entre o Museu Municipal e a Câmara de Loulé.

Já em FARO, a Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com a Cívis – Associação para o aprofundamento da cidadania, vai dinamizar a palestra “O peixe para os judeus e para os cristãos: leituras de um símbolo à luz da cultura greco-romana”, por Paula Barata Dias, docente da Universidade de Coimbra, integrada no ciclo de conferências “Amatores – O Mundo Antigo visto por quem o ama”.

A palestra, que terá lugar no dia 24 de Setembro, às 18h30, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, será gratuita e aberta ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia através do e-mail [email protected].

 

Ruínas Romanas de Milreu – Foto: Rúben Bento | Sul Informação (Arquivo)

 

No mesmo dia, às 19h30, através de percursos pela capital algarvia, o Centro Ciência Viva do Algarve criará um espaço de descoberta com desafios que irão aliar a Ciência à Cultura e de onde vão resultar recordações.

Os “Percursos que contam” estão a ser pensados para incentivar turistas, famílias e escolas a explorarem a Vila Adentro da cidade de Faro de uma forma lúdica e descontraída.

Todos os participantes serão desafiados a observar pormenores que despertam para várias áreas do saber e a ser criativos na realização das atividades propostas no guia do percurso. No final, todos terão a oportunidade de carimbar o seu guia e construir uma recordação da experiência.

Esta iniciativa é uma cocriação do núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática e do Centro Ciência Viva do Algarve, com a colaboração do Museu Municipal e apoio da Câmara de Faro.

Para participar nos “Percursos que contam”, é necessária inscrição para o e-mail [email protected].

No dia 25 de Setembro, às 18h00, as Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, voltam a ser palco de outra iniciativa, mas agora trata-se do espetáculo “Lábios de Água”, da Vaivém Insuflável – Companhia Satélite da CorpodeHoje.

Com conceção e direção artística do coletivo Ana Borges, André Rocha, Inês Férin, Jorge Oliveira e Sara Martins, a peça, que parte de uma residência artística de pesquisa com a comunidade, tenta explorar a ligação entre as pessoas, as ruínas de Milreu, a água e o corpo.

Para assistir ao espetáculo, será necessária a inscrição para o e-mail [email protected].

 

Lábios de Água – Corpo de Hoje (Associação cultural)

 

VILA DO BISPO junta-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património 2021 com o espetáculo “A Luz dos Sonhos”, a ter lugar no dia 24 de Setembro, às 18h00, na Fortaleza de Sagres.

Com o mote “À descoberta de sonhos de todas as cores, partem os navegadores da inclusão!”, a peça tem como protagonistas pessoas deficientes orientadas por um encenador, por terapeutas e por técnicos de acompanhamento.

Numa organização da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve e da Direção Regional de Cultura do Algarve, no âmbito do programa DiVaM – Divulgação e Valorização dos Monumentos, o espetáculo tem lugares limitados, sendo necessária a marcação prévia através do e-mail [email protected].

A Fortaleza de Sagres vai ainda receber a jovem cantora e intérprete Junno, no âmbito dos “Concertos ao Entardecer” da ArQuente – Associação Cultural. O projeto a solo de Marta Falcão apresenta-se ao público algarvio no dia 26 de Setembro, às 18h00.

Para poder assistir ao concerto de Junno, que será gratuito, terá de se inscrever previamente através do e-mail [email protected].

 

Concertos ao Entardecer são uma iniciativa da Associação ArQuente

 

Ainda em Vila do Bispo, mais precisamente perto da Raposeira, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe vai receber o lançamento do projeto “No Jardim das Dúvidas”, inserido na IV edição dos “Dias d’As Virgens Negras”, no dia 25, a partir das 16h00.

Esta é «uma proposta de apropriação do espaço exterior, através de um jardim imaginário e temporário, como forma de integração e inclusão, tanto da comunidade local, como dos visitantes ocasionais, nos marcos do património natural e simbólico do lugar», segundo o site da Direção Geral do Património Cultural.

O projeto junta uma exposição de artistas com várias origens e percursos e quatro performances, duas delas já no dia 25, protagonizadas por  Manuela Caneco e Jennifer Muteteli.

No último dia, há mais duas performances, uma a cargo das artistas chilenas Leslie Fernández e Natascha de Cortillas e a outra protagonizada por Carlos Norton.

No dia 25, será também inaugurada uma exposição que contará com obras de Ana Celorico Machado, Bertílio Martins, Gustavo Jesus, Milita Doré, Pedro Leitão, Tiago Batista e Susana Medeiros.

O “Dias d’As Virgens Negras” de 2021 define-se «como uma homenagem através da música e das artes plásticas ao local da Ermida e ao culto ancestral que nela se estabeleceu».

Estas iniciativas são organizadas pela associação cultural “O Corvo e a Raposa”, sendo necessária a inscrição através do e-mail [email protected].

As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, pretendem realçar a importância do património e da cultura a miúdos e graúdos.

 

Nota: Atualizada a 21 de Setembro com nova informação sobre o projeto “No Jardim da Dúvida”, que vai decorrer na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.

 

 



Comentários

pub